Notícias

Sintomas do lipedema podem piorar no verão, alertam especialistas

Doença crônica causada pelo acúmulo desproporcional de gordura em parte do corpo como pernas, quadris e braços, o lipedema é uma condição dolorosa, que afeta principalmente as mulheres e traz complicações à saúde física e emocional.

Especialistas alertam que, no período do calor, pacientes com lipedema devem redobrar os cuidados para que os sintomas não piorem. Além das dores nas partes afetadas, a doença causa outros problemas, como edemas (inchaços), fadiga, hematomas pelo corpo e, nos casos mais avançados, pode comprometer a mobilidade, devido ao acúmulo de gordura.

A cirurgiã plástica Patricia Lyra, que atua no tratamento do lipedema, explicou que é preciso adotar alguns cuidados no verão para não prejudicar o tratamento e nem agravar a doença, que pode evoluir para estágios mais graves.

“Na alta estação, a paciente pode ter mais edemas em razão do calor mais forte, por isso, é fundamental manter todas as etapas do tratamento, que incluem uso de meia de compressão, drenagem linfática, atividade física e bastante hidratação”, explicou a médica.

Outro cuidado importante é evitar a exposição excessiva ao sol. “Como a tendência é ter mais edemas no calor, podem surgir hematomas, que expostos ao sol podem causar manchas, lembrando que a exposição excessiva ainda é fator de risco para outras doenças de pele. Lembrando que as atividades físicas devem ser mantidas, mas precisam ser realizadas em ambientes frescos e arejados”, alertou Patrícia.

A alimentação também merece atenção. “Por se tratar de uma doença inflamatória, pacientes com lipedema devem evitar alimentos que agravam a inflamação, como embutidos, guloseimas e frituras. Por ser um período que muitos estão de férias, viajam, é preciso estar atento para que uma dieta inadequada não piore os sintomas, causando dores, inchaços e indisposição”, destacou a médica endocrinologista Lusanere Cruz, do Instituto Lipelife, centro especializado na pesquisa e no tratamento do lipedema.

Uma das etapas do tratamento que não deve ser interrompida é o uso de meias de compressão. “Mesmo no verão, essa prática deve ser mantida porque ajuda a prevenir ou reduzir inchaços e dores, sintomas muito comuns do lipedema”, alertou a fisioterapeuta Larissa Musso.

Apesar de não ter cura, o lipedema tem tratamento, que precisa ser realizado de forma multidisciplinar com endocrinologista, angiologista, cirurgião vascular, fisioterapeuta, nutricionista e cirurgião plástico.

Os cuidados e procedimentos visam amenizar os sintomas, evitar a piora do quadro e oferecer mais qualidade de vida e melhora da saúde em geral da paciente.

Lipedema: cuidados que devem ser reforçados no verão

– Uso de meia de compressão: é indispensável usar o máximo de tempo possível, especialmente nesse período mais quente, que favorece o surgimento de edemas.

– Manter a drenagem linfática: é um cuidado que evita a intensificação dos edemas em razão do calor.

– Manter atividade física: de preferência, em ambientes frescos, ventilados e na sombra.

– Evitar exposição excessiva ao sol: como a tendência é ter mais edemas no calor, também podem surgir hematomas, que expostos ao sol podem causar manchas.

– Reforçar a hidratação: ingerir bastante água é fundamental, especialmente no verão, onde a perda de líquido corporal é maior.

– Cuidado com a alimentação: evite alimentos inflamatórios que potencializam os sintomas, como frituras, comidas açucaradas, embutidos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Dê preferência a frutas, verduras, carnes magras, água mineral, sucos naturais e água de coco.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

11 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

15 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

16 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

16 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

2 dias atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

2 dias atrás