Meio Ambiente

Siderúrgica lança nuvem de pó preto em bairro da Grande Vitória

Nuvem de pó preto lançado pela Simec, perto da divisa entre Cariacica e Vila Velha. Foto: Divulgação/Internauta

Uma nuvem de pó preto da Simec (ex- ArcelorMittal Cariacica, Belgo Mineira, Duferco e Cofavi) atingiu bairros vizinhos mais antiga siderúrgica do ES em atividade na manhã da última quarta-feira (17).

Um morador do bairro Bela Aurora, onde fica a empresa, fez o registro da situação. A nuvem de poeira foi tão densa que quase fez desaparecer o galpão onde fica a aciaria dois da siderúrgica, localizada em Cariacica, próxima à divisa com Vila Velha, às margens do rio Marinho.

O TEMPO NOVO pediu uma explicação da empresa sobre o fato. A assessoria de imprensa da Simec confirmou o lançamento, mas ficou de passar uma explicação mais detalhada do porque e das medidas para evitar que isso volte a ocorrer. Se divulgar esse explicação, publicaremos aqui.

Responsável pela licença ambiental da Simec e pelo monitoramento da qualidade do ar da Grande Vitória, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) enviou nota a reportagem, informando que está “averiguando a situação ocorrida na empresa, para então avaliar as possíveis aplicações de penalidades, visto que a empresa possui condicionantes ambientais para cumprir em situações como esta, e ainda solicitar medidas para previnir eventual reincidência”.

O a nota diz ainda que não há estação de monitoramento do ar operado pelo Iema no entorno da empresa, em Cariacica só há uma na região da Ceasa. O Instituto disse que está realizando o planejamento para avaliar as estações atuais e verificar a necessidade de ampliações ou alteração de pontos de monitoramento.

Crise na saúde respiratória

Em circunstância normal, o lançamento excessivo de pó preto já seria preocupante. Mas fica ainda mais grave com o fato da saúde respiratória da população estar sob a ameaça da covid-19, cuja pandemia sofre escalada no país neste momento.

Implantada na década de 1940 com o nome de Companhia Ferro e Aço de Vitória (Cofavi) para fazer aço com o minério trazido pela Vale de Minas Gerais, a atual Simec produz aços longos como barras e perfis reciclando sucata. O empreendimento tem histórico poluir o ar da região com pó siderúrgico.

Quem mora no entorno da empresa afirma que o ar é muito sujo ali, percebendo o problema nas casas, objetos e também na ocorrência de problemas respiratórios. Afirma também que episódios como o de ontem já ocorreram outras vezes, inclusive à noite.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Carro pega fogo na Av Talma Rodrigues, na Serra

Um carro de passeio pegou fogo na noite deste sábado (18) no meio da Av Talma Rodrigues, no bairro Civit…

1 hora atrás

Serra tem o segundo maior tapete de Corpus Christi do ES

No dia 30 de maio, acontece a 12ª edição da Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona, na Serra. Além…

1 hora atrás

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

19 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

24 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

1 dia atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

1 dia atrás