Categories: Notícias

Setembro lilás: mal de Alzheimer atinge 1,2 milhões de brasileiros

Um milhão e duzentos mil brasileiros estão com Alzheimer no país.  A doença afeta a memória dos mais idosos e não tem cura. A perda de memória recente é o principal indicativo da doença que afeta, anualmente, segundo estimativas, 100 mil novas pessoas, geralmente as com idades superiores a 60 anos. Os acometidos pela doença precisam de cuidados especiais até o fim da vida.

O médico neurologista e neurocirurgião da Unimed Vitória, Alexandre Teixeira, explica que as causas e progressão da doença ainda não são completamente compreendidas e que os tratamentos atuais são destinados apenas aos sintomas do Alzheimer, não existindo tratamentos para parar ou regredir a progressão. “Como a doença tem caráter degenerativo e progressivo, o tratamento visa retardar a evolução dos sintomas, podendo ser divididos em farmacológicos, psicossociais e a nível de cuidados de saúde”, explica.

Ele informa que a primeira região do cérebro a ser atingida é o hipocampo, responsável pela memória recente. Duas proteínas, a beta amielóide e a TAU, são depositadas de forma descompensada nesta região, alterando o funcionamento das células nervosas e das ligações entre elas. As proteínas matam os neurônios e a região começa a atrofiar. As proteínas vão se espelhando e outras áreas importantes para a cognição são afetadas. A perda na linguagem, na capacidade de concentração e nas habilidades manuais, que vão sendo esquecidas.

O médico disse que, como forma de atrasar o desenvolvimento de sintomas cognitivos em idosos saudáveis, tem sido sugerida a realização de exercício físico e mental e uma dieta equilibrada. “Essas ações são recomendadas, embora não existam evidências conclusivas em relação a eventuais benefícios”, ressalta.

E orienta: aos primeiros sinais do Alzheimer, um especialista (neurologista, geriatra, psiquiatra) deve ser procurado para que o tratamento seja iniciado imediatamente, com o intuito de garantir mais qualidade de vida ao paciente.

Saiba Mais – Dia 21 de setembro é considerado o Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer. Segundo dados do último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizado em conjunto com a Alzheimer’s Disease International, estima-se que 35,5 milhões de pessoas no mundo tenham a doença, e em 2030 esse número pode chegar a 65,7 milhões.

Conheça alguns sintomas iniciais do Alzheimer. Esses indícios devem ser observados mesmo que ache que se tratam de ocorrências normais. São eles:

  • Dificuldades na fala
  • Esquecer fatos que aconteceram recentemente
  • Dificuldade em se situar no tempo (saber em qual data ou hora estamos)
  • Perder-se em lugares conhecidos e até familiares
  • Dificuldades em tomar decisões ou ter iniciativa própria
  • Abatimento e tristeza sem motivo aparente
  • Mudanças repentinas de humor
  • Ficar com raiva ou agressivo por razões aparentemente simples
  • Depressão e perda de interesse por atividades que gosta
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

2 minutos atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

14 minutos atrás

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás