Categories: Notícias

Serranos viram referência criando conteúdo para o Instagram que valoriza a cidade e o comércio

Com uma câmera ou smartphone na mão, os produtores de conteúdo mostram a as belezas e o comércio do município. Foto: Gabriel Almeida

Uma das áreas profissionais que mais tem crescido é a de influenciador digital e na Serra não é diferente. São diversos perfis que usam as redes sociais para divulgar todo tipo de assunto, desde paisagens, comércios locais, moda, cultura, gastronomia e até aula de história da cidade via Instagram.

O TEMPO NOVO conversou com alguns administradores de páginas de conteúdos serranos e um dos perfis que conquistou o público do município é o criado por Rosane Costa, do Achadinhos Laranjeiras. A digital influencer conta que a ideia surgiu em 2018 por conta da identificação  com o comércio local.

“Tenho conhecimento da quantidade imensa de comércio em Laranjeiras e de diversos segmentos. Com tempo vago percebi que indicar os lugares e serviços seria uma forma de ajudar consumidores e vendedores”.

O objetivo da página, segundo Rosane é facilitar a vida de possíveis consumidores e dar visibilidade aos vendedores e empreendedores. “Meu público são as grandes e pequenas lojas, autônomos, eventos, serviços e tudo que possa ser útil”, destaca Rosane que é quem cria e administra todo conteúdo postado na página. Em 3 anos de perfil no Instagram, ela conta que tem capitalizado com a página. “São valores simbólicos. Para sobreviver possuo renda”.

O Achadinhos Laranjeiras conta com 11,3 mil seguidores, sendo 80% da Serra. “Achadinhos Laranjeiras vem ajudando muitas pessoas, já conto com mais de 20 parcerias onde ambas já tiveram resultados em vendas e crescimento no Instagram”.

Residente em Morada de Laranjeiras, Jakeline Silva, criou o perfil Central de Laranjeiras, seguido por 9.155 internautas, por conta de uma necessidade pessoal. “Em ter as diversas lojas e serviços do maior polo de varejo da Serra reunido em um só lugar. Na página tem promoções, eventos, novidades, informações de utilidade pública e muito bate perna”, revela Jakeline.

O perfil existe há pouco mais de 2 anos, se moldando de acordo com a necessidade local e interesse da população. “Tenho por objetivo abordar diversos assuntos relacionados ao bairro Laranjeiras e divulgação dos comércios de forma dinâmica”.

Os conteúdos postados são criados por Jakeline. “Estou diretamente relacionada a criação de conteúdo para o perfil, porém me disponho a receber criações digitais de outros profissionais que tenham domínio sobre assuntos de interesse público a fim de compartilhar no perfil. Atualmente tenho outra fonte de renda e no Instagram as divulgações são publicadas em forma de parceria ou permuta”.

Temas diferentes a cada dia da semana sobre a cidade

Outra página de destaque no Insta é a Descobrindo a Serra que foi criada inspirada na página que leva praticamente o mesmo nome, mas fala de outro município, a ‘Descobrindo Cariacica’.

“A página é de um amigo em comum que temos. Depois de conhecer o projeto dele, procuramos se havia algum perfil que falava sobre a Serra como um todo, postando fotos dos lugares, falando dos bairros, das pessoas que moram ou nasceram aqui, dando dicas culturais e de lugares para comer. Tinham alguns perfils excelentes, porém que focavam em apenas uma localidade. Percebendo essa lacuna, decidimos criar e estruturar o nosso perfil”, contou um dos administradores da página, Ítalo Severo Sans Inglez. O perfil também é administrado por Joyce Rigo Silva e Wagner Scopel Falcão.

O Descobrindo a Serra existe há oito meses e já possui 7.678 seguidores. O objetivo é mostrar para os serranos e não serranos que a Serra tem história, cultura e gastronomia incríveis, com pessoas e jornadas impressionantes. “É possibilitar que os moradores da Serra conheçam todos os cantos desse município, das praias as cachoeiras, do centro urbano ao centro rural, o turismo religioso e a grandeza histórica de pessoas que lutaram e lutam para o desenvolvimento do nosso município”.

Segundo Ítalo cada dia da semana um tema diferente é postado. “Aos domingos, temos o I Love Serra, onde postamos fotos dos seguidores e não seguidores que nos marcam. Na segunda-feira é dia de paisagens da Serra. Na terça-feira é o dia dos bairros da Serra. Nesse dia postamos fotos e contamos um pouco sobre a história dos bairros. Além disso, fazemos o dia do empreendedor, postamos em nossos stories os comerciantes que nos marcam, sem cobrar nada, apenas para colaborar com o comércio local. A quarta-feira é o dia das personalidades da Serra. Contamos a história de pessoas que nasceram ou moram na nossa cidade. Quinta-feira é dia de tbt serrano, sexta-feira é dia de dicas gastronômicas e sábado é dia de dicas culturais, onde falamos sobre a cultura, meio ambiente e projetos sociais”, explica.

O influenciador disse que o trio ainda não capitaliza com a página. “Eu sou Pedagogo do Ifes Campus Vitória, o Wagner é pedagogo do Ifes Campus Serra e a Joyce é Administradora em uma clínica de fisioterapia em Laranjeiras. Nosso objetivo por enquanto é trabalhar pelo crescimento do perfil”, finalizou Ítalo.

Praia de Carapebus representada na rede

O balneário Praia de Carapebus também está representado no Instagram com a página Praia de Carapebus, que segundo seu administrador, Fernando Purificação, surgiu para fomentar o potencial turístico, ambiental, cultural e social do bairro que de acordo com Fernando estava esquecido. A página é seguida por 5.883 pessoas.

“A página tem 2 anos e o objetivo é valorizar o balneário, atraindo o turismo de forma consciente para crescimento social e econômico. A página publica conteúdo ambiental, esporte, lazer e toda beleza local. Quem fica à frente das publicações sou eu, que atuo como fotógrafo profissional e guarda municipal”, disse. Fernando falou ainda que reside em Carapebus, e ainda não capitalizamos com a página.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

15 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

18 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

23 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás