Categories: Notícias

Serranos notam aumento de moradores de rua, prefeitura nega

Na Avenida Central de Laranjeiras é visível o aumento desde o início da pandemia. Foto: Ana Paula Bonelli

Quem anda pelas ruas da Serra pode perceber a quantidade de pessoas que estão dormindo embaixo de marquises e em calçadas da cidade. A população de pessoas em situação de rua aparentemente aumentou ao ver dos moradores de alguns bairros do município, principalmente, daqueles que tem mais empresas e comércios instalados.

O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra para saber se houve aumento desta população durante o período da pandemia que disse que atualmente, são cerca de 100 moradores em situação de rua no município e que não foi constatado aumento dessa população por causa da pandemia do novo coronavírus.

Mas não é isso que dizem os moradores de alguns bairros. É o caso de Parque Residencial Laranjeiras que em apenas uma volta pela comunidade após às 18 horas a reportagem do TEMPO NOVO contou mais de 25 moradores de rua dormindo embaixo de marquises, próximo ao Terminal de Laranjeiras, do cartório Antônio Maria em diversos locais da Avenida Central.

Proprietário de um restaurante do bairro, que não terá nem o estabelecimento e nem a identidade revelada, disse que sempre doou marmitas no final do expediente com a comida que não foi vendida no dia. “Sempre doei, e faço esse trabalho social desde que me instalei no bairro. Antes da pandemia cinco, seis pessoas pegavam marmitas aqui. Com a pandemia chego a doar mais de 22 marmitas por dia. Muitos almoçam e ainda levam a janta para mais tarde. O motivo de eu não me identificar é aparecer mais moradores pedindo ajuda e eu não ter condições de ajudar a todos. Faço o que posso para tentar dar um pouco de dignidade para aqueles que chegam até a gente”, conta.

Em Jardim Limoeiro, local onde fica o Centro Pop – que dá suporte para pessoas em situação de rua na Serra – moradores também dizem que tem visto aumento no número de pessoas ao relento. “Só aqui no bairro deve ter uns 100 moradores de rua próximo ali do copo do sujo, próximo a Tracomal também, nas imediações de São Geraldo são muito que vivem ali. Aumentou e foi muito, nós que estamos aqui, andando, vemos as condições em que essas pessoas vivem. Totalmente jogadas. Está até difícil de ajudar, pois as coisas estão muito caras e as doações inclusive diminuíram”, conta.

Na Serra Sede o relato de pessoas também é diferente do discurso do município. “Tem muito morador e cachorro de rua aqui no Centro. Só a Prefeitura que não tem olhos pra ver isso. Sempre teve muitos em situação de rua aqui, mas aumentou com a pandemia. As pessoas estão sem dinheiro e cada dia que passa vemos mais e mais sujeitas a esta situação. Só Deus mesmo pra olhar por nós”, disse uma moradora do bairro Santo Antônio.

A Prefeitura da Serra disse que o município possui cinco abrigos que estão funcionando no esquema de isolamento social, 24 horas. No Centro Pop – outro serviço para essa população – é oferecido quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar), kits para higienização pessoal e de materiais, espaço para guardar pertences dos usuários, atendimento psicossocial e encaminhamento para testagem. Inclusive, a prefeitura ampliou, no mês passado, o horário de atendimento no Centro Pop, que agora é das 7 às 19 horas. Outra novidade é que o Centro Pop também passa a atender nos finais de semana e feriados.

A Prefeitura da Serra disse que também realiza o serviço de abordagem social, que acontece todos os dias, das 8 às 20 horas. A equipe trabalha sensibilizando a pessoa a sair da situação de rua, sem coerção. O telefone da abordagem é 99517-7869.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

6 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

10 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

11 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

11 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás