Categories: Saúde

Serra vai vacinar moradores contra gripe a partir desta segunda

Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira. Foto: Divulgação Agência Brasil

Durante os dois primeiros meses deste ano, a Serra confirmou três casos de gripe Influenza B e um caso de Influenza H3N2. A doença, conhecida popularmente como supergripe, é grave e pode levar o paciente a morte. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde que vai iniciar nesta segunda-feira (23), a Campanha de Vacinação anual para grupos prioritários.

O Governo Federal decidiu antecipar a Campanha Nacional de Vacinação. A medida foi tomada por conta do novo coronavírus, a Covid-19, que já infectou 16 capixabas. Na Serra, existem 73 casos suspeitos, mas nenhum confirmado. Em todo o Espírito Santo, são 486 pessoas sendo investigadas por conta do vírus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), a previsão é vacinar 130.894 moradores da Serra durante as etapas da campanha. Na primeira fase, que já começa segunda, serão imunizados somente idosos (acima de 60 anos) e os trabalhadores da saúde.

Do dia 16 de abril em diante, passam a ser vacinados também os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e profissionais das forças de segurança e salvamento. Já no dia 9 de maio começa a vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idade.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19. “A campanha acontecerá em âmbito nacional, como as anteriores. Dessa forma, espera-se que o vírus tenha menor propagação”, explicou o ministro.

Muitos locais de vacinação para evitar proliferação da Covid-19

Ao TEMPO NOVO, a Sesa informou que haverá 41 locais para se vacinar na Serra, entre unidades de saúde, escolas, centro de vivência, e outros. A ideia principal é evitar que o público da campanha fique aglomerado, para que não haja propagação do coronavírus.

Nos territórios de Jardim Tropical, José de Anchieta, Novo Horizonte, São Marcos, Serra Sede e Vista da Serra, a campanha acontecerá somente nos pontos extras. A Unidade Regional de Jacaraípe terá um ponto extra como apoio, mas a vacinação contra Influenza também acontece dentro da unidade.

Nas Unidades Regionais de Saúde, a vacinação acontece das 8h30 às 16 horas. Nas demais unidades básicas de saúde, a vacinação será de acordo com o horário da Sala de Vacina de cada uma.

– Unidades Regionais de Saúde

Localizadas em Jacaraípe, Feu Rosa, Boa Vista e Serra Dourada. De segunda a sexta, das 8h30 às 16h.

– Unidades Básicas de Saúde

Localizadas em: André Carlone, Bairro de Fátima, Barcelona, Barro Branco, Campinho da Serra, Carapebus, Carapina Grande, Central Carapina, Chácara Parreiral, Cidade Continental, Eldorado, Jardim Carapina, Laranjeiras Velha, Manguinhos, Manoel Plaza, Nova Almeida, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Cidade Continental – Setor Oceania, Pitanga, Planalto Serrano A, Planalto Serrano B, Porto Canoa, São Diogo, Taquara I, Taquara II, Vila Nova de Colares e Unidade Itinerante (zona rural). De segunda a sexta, de acordo com o horário da Sala de Vacinação.

Pontos extras:

– Parque Residencial Laranjeiras

Parque da Cidade, de segunda a sexta, das 8h30 às 15h

Centro Comunitário de Laranjeiras, de segunda a sexta, das 8 às 12h

– Jacaraípe

Comitê de Saúde do Idoso, de segunda a sexta, das 12 à 16 horas

– Jardim Tropical

Igreja Batista, de segunda a sexta, das 8 às 11h e das 13 às 15h30

– José de Anchieta

Centro de Vivência, de segunda a sexta, das 8 às 12h

– Novo Horizonte

EMEF Aureníria Correa Pimentel, segunda a sexta, das 8 às 16h

– São Marcos

EMEF Herbert de Souza, segunda a sexta, das 8 às 15h30

– Serra Sede

Centro Comunitário de Serra Sede, segunda a sexta, das 8 às 16h

– Vista da Serra

Associação de Moradores, segunda a sexta, das 13 às 17h

Sobre a Influenza

O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.

Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco, como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vereador vai disponibilizar livro sobre surdos em escolas públicas da Serra

Após o sucesso do lançamento do livro evento para divulgação do livro "Brilho Interior", quando forma distribuídos mais de 300…

3 minutos atrás

Eleições 2024: ação do TRE regulariza título de quase 30 moradores de rua da Serra

Vinte e sete pessoas em situação de rua da Serra estão aptos a votar nas eleições 2024. Eles tiveram a…

1 hora atrás

Feira dos Municípios 2024 é oficialmente lançada e vai acontecer na Serra

A um mês da Feira dos Municípios 2024, que acontece de 6 a 9 de junho, no Pavilhão de Carapina,…

1 hora atrás

Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a…

2 horas atrás

Casagrande é bem avaliado entre 85,4% dos moradores da Serra, revela pesquisa

De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal Tempo Novo junto ao Instituto Qualitest, estatisticamente, cerca de 60% (58,1%) dos…

2 horas atrás

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

LUANA LISBOA As vacinas da AstraZeneca contra a Covid não apresentam nenhum risco à saúde para aqueles que já tomaram…

2 horas atrás