Especial: pandemia de coronavírus

Serra vai receber doses da vacina contra o coronavírus nesta terça

Cidade irá receber doses da Coronavac nesta terça-feira (18). Foto: Everton Nunes

A Serra vai receber nesta terça-feira (19), juntamente com os outros 77 municípios capixabas, as doses de vacina contra o coronavírus. A afirmação foi feita pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante entrevista à CNN Brasil na manhã desta segunda-feira (18). De acordo com ele, caso o primeiro lote do imunizante chegue até as 15h, o Governo do Estado vai iniciar a campanha de vacinação com profissionais de saúde às 17 horas no Hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras.

Enquanto aguarda a entrega das doses, a Prefeitura da Serra está preparando o sistema de Saúde do Município para atender melhor a população. Nessa primeira etapa, somente idosos que estão internados em instituições de longa permanência e profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus serão vacinados. Ainda não se sabe quantas doses a Serra irá receber.

“(O Dr. Jayme dos Santos Neves) é o hospital que vamos começar. A partir de amanhã vamos encaminhar para os municípios, onde os municípios vão aplicar nos profissionais das unidades de saúde, de pronto-atendimento e para os idosos que estão internados em instituições de longa permanência. Vamos aplicar o plano nacional de imunização, esperando que esse primeiro lote possa vir seguido de outros lotes”, destacou.

Casagrande ainda afirmou que o Espírito Santo pretende conversar com outros laboratórios que possuírem a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comprar doses por fora do Ministério da Saúde a fim de ampliar o número de capixabas que serão vacinados o mais rápido possível.

“Isso não impede. Nós vamos continuar em contato com outros laboratórios que tenham aprovação na Anvisa e se a gente puder comprar para agilizar o plano estadual de imunização, nós faremos isso. Se a gente encontrar um fornecedor de vacina aprovada na Anvisa. Estamos felizes por estarmos começando com a coordenação do governo federal, mas se pudermos adiantar a vacinação no Espírito Santo, nós faremos. Até agora, não encontramos um fornecedor”, completou.

Como será a vacinação na Serra?

De acordo com a Prefeitura da Serra, a vacinação começará de forma escalonada, com grupos formados por idosos acima de 60 anos e que vivem em instituições de longa permanência, pessoas com mais de 75 anos e profissionais de saúde que estão na linha de frente em atendimentos da doença.

Já na segunda etapa, quando a população de grupos prioritários começará a ser vacinada, a Serra pretende, além de suas 38 Unidades de Saúde e três Unidades de Pronto Atendimentos, utilizar também a maternidade e outros locais, como hospitais, centros comunitários, escolas, que poderão ser estruturados para a realização da campanha de vacinação.

Em relação ao agendamento online, o município está providenciando para que a população possa contar com mais essa ferramenta tecnológica, para facilitar a logística da campanha.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás