Notícias

Serra vai pagar durante 20 anos empréstimo feito para construir Rotatória do Ó

Obra foi iniciada pelo prefeito Audifax Barcelos nos últimos meses de seu mandato. Foto: Divulgação

As próximas gestões que administrarem a Prefeitura da Serra, inclusive a do prefeito eleito, Sérgio Vidigal (PDT), terão um caro e longo empréstimo para ser pago pelos próximos vinte anos. Trata-se do financiamento solicitado pelo atual chefe do Executivo, Audifax Barcelos (Rede), ao governo federal para construir a nova ‘Rotatória do Ó’, em Parque Residencial Laranjeiras.  A dívida chega aos R$ 44,6 milhões, o que corresponde a quase todo o valor total da obra, mas o custo ainda irá aumentar, devido aos juros.

O contrato de financiamento (número 0522.311-16/2020) foi assinado no dia 17 de junho de 2020. Já a obra foi iniciada em agosto, poucos meses antes das eleições municipais e no último ano da gestão Audifax Barcelos na prefeitura. Apesar do dinheiro já está sendo utilizado para a construção, o término da carência será apenas no dia 06/09/2022.

Isso significa que somente a partir daí a Prefeitura da Serra vai começar a pagar o empréstimo, que gerará uma dívida durante os próximos 20 anos (240 meses). Os documentos ao qual o TEMPO NOVO teve acesso mostram que o valor ficará mais alto, já que juros serão acrescentados mensalmente.

A reportagem tentou apurar os valores oficiais, juntamente com a Secretaria de Comunicação da Serra, durante todo o mês de novembro, mas a assessoria, que havia pedido alguns dias a mais de prazo para retorno, ignorou a demanda e nega o envio das informações há mais de um mês. Por esse motivo, não há como informar a taxa de juros incidente no contrato.

Conforme informado anteriormente, esse é apenas um dos empréstimos feitos pela Prefeitura da Serra para a realização de obras. Os próximos prefeitos da Serra terão que pagar pelo menos R$ 300 milhões (+ juros) em empréstimos. O levantamento feito pelo jornal a respeito dos valores e das condições de pagamento das operações de crédito firmadas durante esse 3º ano de mandato do atual prefeito (2017-2020) pode ser conferido clicando aqui.

Obra promete melhorar trânsito

Obra já está sendo feita em Laranjeiras. Foto: Divulgação

A obra, que acontece em frente ao Hospital Estadual Dório Silva, promete agilizar a vida de quatro mil motoristas que circulam por hora na região. De acordo com a Prefeitura da Serra, serão construídos três mergulhões no local, que é palco de engarrafamentos e até acidentes.

Além dos três mergulhões, o projeto da obra aponta que serão feitas três faixas em sentido único para veículos em geral e duas faixas de mão e contramão exclusivas para o transporte coletivo.

Ainda segundo o projeto, as duas passagens inferiores que ligam as avenidas Eudes Scherrer e Talma Rodrigues Ribeiro têm a extensão de 400 metros. Além disso, a passagem inferior que dá acesso à avenida Copacabana tem 180 metros, totalizando, assim, 580 metros de pista nas rampas do interior da rotatória.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Oficinas gratuitas para as crianças produzirem lembranças especiais para as mães na Serra

Neste fim de semana, marcado pela comemoração do Dia das Mães no domingo, quem estiver buscando uma atividade diferenciada para…

6 minutos atrás

Circo, música e teatro de graça no ginásio de Barcelona no sábado

O bairro Barcelona, na Serra, se prepara para receber mais uma edição do Projeto Lona de Cultura e Arte neste…

3 horas atrás

Pablo lança pré-candidatura a prefeito ao lado de autoridades e apoiadores

Autoridades estaduais e locais, além de populares, prestigiaram a prestação de contas do mandato do deputado estadual de Pablo Muribeca…

17 horas atrás

Motociclista sofre afundamento de crânio e tornozelo quebrado em grave acidente na Serra

Um motociclista de 33 anos ficou gravemente ferido em um acidente envolvendo um caminhão nas proximidades do bairro Nova Zelândia,…

19 horas atrás

Pesquisa revela que Vidigal está bem avaliado e seria o favorito nas urnas

Embora o prefeito Sergio Vidigal tenha anunciado que não disputará a reeleição este ano, ele continua sendo uma figura proeminente…

19 horas atrás

Se maternidade fosse paga, qual seria o salário de uma mãe?

Mulheres que ficam em casa em tempo integral cuidando dos filhos, geralmente são vistas como “pessoas que não trabalham”, considerando…

20 horas atrás