Categories: Economia

Serra vai ganhar centro de pesquisa de U$ 20 milhões

 

Aços especiais para atender a evolução tecnológica da indústria automobilística está entre os focos do Centro de Pesquisa. Foto: Bruno Lyra

Por Ayanne Karoline

O 12º centro de pesquisas e desenvolvimento do grupo ArcelorMittal no mundo será na Serra. O investimento será de US$20 milhões em 5 anos (2015 – 2019). Cerca de 30 pesquisadores e técnicos do Brasil serão contratados pela empresa nos próximos dois anos. Outros, vindos de centros de pesquisa da ArcelorMittal na Europa e Estados, também se juntarão à equipe para projetos especiais.

O novo centro, que já está em andamento desde abril, utilizará a estrutura civil e laboratorial já existentes na unidade do Espírito Santo, até que o projeto final seja definido. Está prevista ainda a aquisição de equipamentos e modelos de simulação, caracterização e análise a fim de complementar a estrutura atual.

Em nota, a empresa informou que o novo centro de pesquisas da ArcelorMittal terá como objetivo atender às demandas das unidades de produtos planos e longos da América do Sul em três temas: desenvolvimento de produtos; desenvolvimento de processos e atendimento a clientes.

O trabalho a ser realizado no Brasil será complementar aos centros de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D – já existentes no grupo. O foco será as inovações para as indústrias automotivas, máquinas e equipamentos, de energia (oleodutos e gasodutos, estruturas offshore, torres eólicas), construção civil e eletrodomésticos.

“O centro de pesquisas brasileiro vai agilizar a implantação no país as inovações e soluções do grupo ArcelorMittal, desenvolvendo processos mais limpos e ampliando o atendimento e assistência técnica aos clientes”, afirma Charles Martins, Gerente do Centro de Pesquisa.

Em 2014, o grupo ArcelorMittal investiu US$260 milhões em pesquisa e desenvolvimento, sendo 57% para produtos, 37% para processos e 6% em análises exploratórias.

 O novo centro de pesquisas da Arcelor foi tema da 130ª edição do Café de Negócios (Caneg) da Associação dos Empresários da Serra (Ases), que aconteceu na semana passada na CVC Veículos, em Taquara I.

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Casagrande e Vidigal anunciam ampliação do Dório Silva e do Hospital Materno Infantil

Durante um evento em Guaranhuns, na zona rural da Serra, na manhã desta terça-feira (21), o governador Renato Casagrande e…

44 minutos atrás

Itaiobaia | Casagrande autoriza pavimentação de estrada rural na Serra

Nesta terça-feira (21), o governador Renato Casagrande, esteve na região rural da Serra, para autorizar o início das obras de…

54 minutos atrás

Gratuito | Festival Vix traz painel das danças populares brasileiras a Vitória

A capital capixaba vai se transformar no palco das danças folclóricas brasileiras com a realização do 3º Festival de Danças…

2 horas atrás

Atenção pais | Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa no dia 27

Entre os dias 27 de maio e 14 de junho, pais e responsáveis terão a oportunidade de reforçar a proteção…

2 horas atrás

Caminhada contra abuso e exploração sexual de crianças nesta quarta na Serra

Com o objetivo de mobilizar a sociedade, vai realizar nesta quarta-feira (22) a “Caminhada Faça Bonito”, referente ao Dia Nacional…

3 horas atrás

Motociclista fica ferido depois de se chocar em carro estacionado na Serra

Um acidente de trânsito causou desordem no centro da Serra, especificamente na Avenida Getúlio Vargas, uma das principais vias da…

3 horas atrás