Categories: Arquivo

Serra vai aplicar segunda dose de vacina contra H1N1 em crianças

A aplicação é para grupo com idades de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Foto: Divulgação PMS

Será retomada nesta quarta-feira (25), a vacinação da segunda dose da vacina contra a gripe H1N1 nas crianças que estão inseridas no grupo de risco. O calendário da vacina é estipulado pelo Ministério da Saúde. Aplicação é para grupo com idades de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

O período da imunização vai até o dia 23 junho, nas unidades regionais de saúde. É importante destacar que os dias da vacina são as quartas e quintas-feiras. Os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacina para que a criança receba a dose.

As unidades regionais localizadas em Feu Rosa, Serra-sede, Novo Horizonte, Serra Dourada, Jacaraípe e Boa Vista e funcionam das 7 às 17 horas.

A primeira etapa da campanha de vacinação começou no dia 18 de abril e terminou na última sexta-feira, (20). O município superou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde com mais de 90 mil pessoas imunizadas.

A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

Doença

A Influenza A (H1N1), é uma doença respiratória que tem a capacidade de se propagar rapidamente, principalmente no inverno. Por isso, é preciso ficar atento às formas de transmissão, sintomas, tratamento e modos de prevenção.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. “Além da vacinação, há formas simples de se prevenir contra a gripe, como não compartilhar objetos pessoais e que as pessoas mantenham as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão.” destacou a superintendente da Vigilância em Saúde da Serra, Kelly Rose Areal.

Prevenção

Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente.

A Sesa recomenda também que todas as pessoas que apresentarem febre, associada à tosse ou dor de garganta, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Tags: h1n1Serra ES
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

4 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

6 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

11 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás