Categories: Notícias

Serra vai adotar novas medidas de combate ao coronavírus devido ao grave aumento de casos

Município está com alta na transmissão do coronavírus. Foto: Arquivo Tempo Novo

A Serra, assim como outras cidades capixabas, está vivendo uma explosão de casos confirmados de Covid-19. Os números diários de novos moradores infectados pelo coronavírus num curto prazo de 24 horas são alarmantes e os maiores já registrados desde o início da pandemia – em março de 2020. Por conta disso, a Prefeitura da Serra está preparando uma portaria com novas medidas de combate à pandemia que deverão ser adotadas em todo o Município.

A informação foi concedida com exclusividade ao Jornal Tempo Novo na manhã desta quarta-feira (19). De acordo com o Município, a portaria que deve ser divulgada pelo prefeito Sergio Vidigal (PDT) nos próximos dias, está sendo preparada em conjunto pelas Secretarias de Administração e Saúde.

O documento deve contar com orientações sobre os protocolos a serem seguidos para evitar a disseminação do coronavírus. Enquanto isso não ocorre, o Município ressalta que seguem valendo as mesmas medidas que são orientadas desde o início da pandemia, como o reforço do uso de máscaras, distanciamento social e higienização.

Vale ressaltar que a Prefeitura da Serra não pretende tomar, neste momento, medidas restritivas de combate ao coronavírus, como fechamento de comércio, proibição do funcionamento de bares e realização de festas. O Governo do Estado também não anunciou decretos neste sentido.

Mais de mil casos de Covid-19 em 24h

Nesta terça-feira (18), a Serra registrou um dos seus maiores recordes de casos diários da Covid-19: foram 1.061 moradores infectados em 24h. O número é um dos maiores já alcançados pelo município desde o início da pandemia de coronavírus, em março de 2020; supera também os registros dos maiores picos da primeira e segunda onda da doença nos últimos dois anos.

Registros do Jornal Tempo Novo mostram que em 2020, a Serra registava uma média de 200 casos confirmados por dia; já em 2021, esse número aumentou para 250 e 350 infeções confirmadas em 24 horas.

Apesar do avanço de casos confirmados, o número de óbitos diários segue estabilizado e, por muitos dias, zerado. A Serra tem ficado vários dias sem confirmar morte de moradores por complicações da Covid-19, o que é uma consequência da vacinação, segundo especialistas.

Inclusive, vale ressaltar que o principal objetivo das vacinas contra o coronavírus é diminuir os riscos de internação e falecimentos devido à Covid-19. Ou seja, quem já tomou as doses necessárias para imunização segue propenso a ser infectado pelo vírus, mas com anticorpos necessários para evitar casos graves.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

2 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

3 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás