Categories: Notícias

Serra terá novos radares na BR-101, veja os locais

Os três radares serão instalados próximo a região de Carapina. Foto: Arquivo TN

Com a nova decisão Judicial que obriga a instalação de mais de mil radares eletrônicos em rodovias federais de todo o Brasil, o Espírito Santo ganhará mais 73 equipamentos, que visam multar os motoristas que andam acima da velocidade nestas vias. Três destes radares serão instalados na Serra.

Os equipamentos serão implantados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que entrou em acordo com o Ministério Público Federal para instalar novos radares de fiscalização em trechos que são considerados críticos nas rodovias federais. A medida vai contra a decisão do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que mandou suspender a instalação desses radares.

Na Serra, os radares serão instalados na BR-101 nos seguintes pontos: Carapina (Próximo ao Apart Hospital no Km 0,25), Reta do Aeroporto (Entre Vitória e Serra no Km 0,15) e novamente em Carapina (No Km 1,9).

> Assaltos em frente a shopping da Serra assustam moradores

O Dnit terá dois meses para instalar todos os 1.140 equipamentos em todo o Brasil e depois fará um estudo para vê se existe a necessidade de instalar outros pontos. Na decisão Judicial, a juíza federal Diana Wanderlei afirma ainda que os radares fixos que já estão em funcionamento devem continuar nas estradas. Além disso, ela criticou as falas do presidente.

Em nota enviada ao TEMPO NOVO, o Dnit informou que “será priorizada a instalação de aproximadamente 1.140 radares eletrônicos, visando o controle de velocidade em faixas de tráfego com criticidade ‘média’, ‘alta’ e ‘muito alta’, os quais foram identificados em estudos realizados ainda em 2016”.

Disse ainda que o acordo judicial é fruto de extensa negociação e foi construído consensualmente pelo Ministério da Infraestrutura, DNIT e Ministério Público Federal, “o que permitiu uma redução do quantitativo de radares, contemplando a instalação de equipamentos nos pontos mais sensíveis, prioritariamente em áreas urbanas”.

O Dnit também confirmou que será realizado novo estudo para redimensionar a quantidade de radares, “priorizando os trechos efetivamente necessários e considerando o caráter educativo dos equipamentos”.

Radares que serão instalados na Serra:

Reta do aeroporto – (Entre Vitória e Serra no Km 0,15)

Carapina – (Próximo ao Apart Hospital Km 0,25)

Carapina, Serra – (No Km 1,9)

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás