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Serra tem trecho com mais acidentes, mortos e feridos da BR 101 no ES

Trabalhador terceirizado da Eco 101 morreu em 03 de março do ano passado após ser atingido por pneu que soltou de carreta que transportava rocha. O acidente aconteceu perto de Barro Branco. Foto: Arquivo TN/ Bruno Lyra/ 03 – 03 – 20

O trecho da BR 101 na Serra é o com mais acidentes, mortos e feridos no Espírito Santo. É o que revelam os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) referentes a ocorrências entre janeiro e maio deste ano.

No período, foram 224 acidentes de trânsito no trecho de cerca de 42 quilômetros da rodovia federal no município, com 10 mortes e 269 feridos. Nos demais 430 km da BR 101 no ES, distribuídos pelo território de outros 23 cidades capixabas, a PRF registrou 619 acidentes, com 25 mortos e 646 feridos.

Isso significa que apesar não representar nem a décima parte da rodovia no ES, o trecho da Serra teve 28% das mortes, 29% dos feridos e 26% do total de acidentes na rodovia nos cinco primeiros meses de 2021.

Veja a tabela:

Município Acidentes Mortes Feridos
Serra 224 10 269
Cariacica 142 3 109
Linhares 104 1 125
Viana 84 3 58
São Mateus 61 2 67
Fundão 22 1 30
Aracruz 21 1 38
Anchieta 20 4 27
João Neiva 20 0 24
Ibiraçu 19 2 23
Guarapari 19 1 20
Pedro Canário 15 1 16
Rio Novo do Sul 14 2 14
Conceição da Barra 14 1 15
Iconha 14 0 20
Mimoso do Sul 13 1 14
Itapemirim 10 0 9
Vila Velha 8 1 15
Jaguaré 7 1 8
Vitória 4 0 4
C. de Itapemirim 3 0 6
Atílio Viváqua 3 0 3
Pinheiros 1 0 1
Pres. Kenedy 1 0 0

Fonte: Datatran 2021/PRF – Ocorrências na BR 101/ES entre 01/01/21 e 31/05/21

O problema não é de agora. Em 2016 a PRF já havia apontado o trecho entre Carapina e Serra Sede da BR 101 como o mais violento dentre todas as rodovias federais do país, com pelo menos uma morte por mês.

Na avaliação da PRF,  o intenso fluxo de veículos, pedestres e ciclistas, acessos aos bairros – uma vez que se trata de uma região urbana populosa – e falta de viadutos, explicam o porque de tantos acidentes no trecho.

Eco 101, pedágio e pista ruim

Em maio de 2013 a concessionária Eco 101 assumiu o trecho capixaba da rodovia, passando a cobrar pedágio um ano depois. Mas na Serra praticamente não houveram melhorias estruturais na rodovia, uma vez que a concessionária alega estar previsto no contrato que ela assumiria a BR 101 já com o Contorno do Mestre Álvaro pronto, obra que só agora está sendo executada pelo governo Federal, ao custo estimado de R$ 400 milhões e com previsão de entrega no final do ano que vem. O trecho entre Carapina e Serra Sede deverá ser municipalizado, como planeja a Prefeitura da Serra.

Nesses oito anos de concessão a Eco só fez duas passarelas de pedestres na Serra, uma em André Carloni e outra em Nova Carapina. A principal obra da empresa na rodovia foi a instalação da praça de pedágio na zona rural do município entre Chapada Grande e Santiago. A empresa sequer começou as obras de duplicação entre Serra Sede e Fundão, prevista para estar entregue em maio de 2017 conforme o contrato de concessão.

A principal obra que a Eco 101 fez na Serra nesses oito anos de concessão foi a praça de cobrança de pedágio em Santiago. Foto: Bruno Lyra 29/05/21

A concessionária também só veio a reformar o asfalto do Contorno do Vitória em 2019. A demora em melhorar a pista fez com que a Prefeitura de Cariacica, que assim como a Serra tem parte desse trecho em seu território, acionar em 2017 o Ministério Público Federal (MPF) contra a empresa. Na ocasião a Eco alegou que a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) ainda não formalizara a concessão daquele trecho específico.

Trevo de Cidade Pomar

E essa é a alegação da Eco para não melhorar as condições do trecho de 2,5 km entre Nova Carapina e Campinho da Serra, onde deveria ter sido construído o trevo de Cidade Pomar. O trecho, considerado pela PRF como um dos mais perigosos, está com asfalto em péssimas condições, com ondulações, buracos e sem acostamento. A precariedade do trecho levou a Prefeitura da Serra a acionar a Eco 101 na Justiça em 2019.

Em nota à reportagem enviada na última quarta-feira (29), a Eco disse que está em processo de formalização a transferência desse trecho do Governo Federal para a empresa.

A Eco diz que irá assumir o km 261, onde deveria ter sido construído o Trevo de Cidade Pomar. Local está com pista em péssimas condições e tem histórico de acidentes graves Foto: Bruno Lyra 29 – 05 – 21

 

     

Redação Jornal Tempo Novo

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