Mestre Álvaro

Serra tem surto de chikungunya, mas prefeitura se cala e nega repasse de dados

Prefeitura não divulgou dados mais recentes da doença. Foto: Arquivo TN

A Serra está vivendo um grave surto de chikungunya e isso virou consenso entre especialistas da saúde. Apesar da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) não ter informado a população sobre o assunto, o TEMPO NOVO divulgou, no dia 16 de outubro de 2020, o aumento expressivo de casos confirmados da doença entre os moradores da cidade. Até aquele dia, 1.072 pacientes tinham sido infectados: um aumento de 1.118% – em comparação ao mesmo período do ano passado, quando eram 88 confirmações.

Na ocasião, Rubia Miossi, médica infectologista da Unimed, conversou com a reportagem e confirmou que toda a Grande Vitória, inclusive a Serra, enfrenta um surto da doença, mas segundo a especialista isso ocorre há meses. Ela ainda alertou sobre os perigos da doença, que causa sofrimento por um longo período para suas vítimas.

E para tentar clarear os leitores, mostrar como está a atual situação da cidade e ajudar a prevenir mais contaminados, o TEMPO NOVO vem tentando coletar os dados atualizados referentes à doença, juntamente com a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra, há semanas, mas tem sido sumariamente ignorado, fato que cria questionamentos sobre os motivos que fazem a Secretaria de Saúde tentar esconder as informações públicas e de total interesse da população.

As tentativas em busca dos números oficiais de contaminados e vítimas fatais por chikungunya começaram no dia 9 de novembro, por meio de e-mail. Nessa mesma ocasião, um assessor da prefeitura ligou para a redação informando que não poderia responder a demanda naquele dia, mas sim no dia 10.

No dia 11, a reportagem acionou novamente o Município, mas o e-mail foi ignorado. A mesma situação ocorreu no dia 12. No dia 13, um repórter da redação enviou mensagem para o WhatsApp do assessor responsável pela Secretaria de Saúde. A demanda foi vista, mas não respondida.

O jornal seguirá na cobertura, no entanto, lamenta que a prefeitura – responsável por coletar esses dados – não esteja respondendo as demandas solicitadas, cujo intuito é trazer a informação mais precisa e atender os anseios de moradores que já sofrem com uma pandemia e agora precisam conviver com um surto de outra doença, que também é gravíssima.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Vereador vai disponibilizar livro sobre surdos em escolas públicas da Serra

Após o sucesso do lançamento do livro "Brilho Interior", em abril, quando foram distribuídos mais de 300 exemplares, o vereador…

1 hora atrás

Eleições 2024: ação do TRE regulariza título de quase 30 moradores de rua da Serra

Vinte e sete pessoas em situação de rua da Serra estão aptos a votar nas eleições 2024. Eles tiveram a…

2 horas atrás

Feira dos Municípios 2024 é oficialmente lançada e vai acontecer na Serra

A um mês da Feira dos Municípios 2024, que acontece de 6 a 9 de junho, no Pavilhão de Carapina,…

3 horas atrás

Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a…

3 horas atrás

Casagrande é bem avaliado entre 85,4% dos moradores da Serra, revela pesquisa

De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal Tempo Novo junto ao Instituto Qualitest, estatisticamente, cerca de 60% (58,1%) dos…

3 horas atrás

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

LUANA LISBOA As vacinas da AstraZeneca contra a Covid não apresentam nenhum risco à saúde para aqueles que já tomaram…

3 horas atrás