Categories: Economia

Serra tem mais de 400 empresas de Tecnologia da Informação

 

A Mitis Tecnologia, de Laranjeiras, possui 30 funcionários e mais
de 1000 clientes, além de uma franquia em São Paulo e outra na Bahia. Foto: Clarice Poltronieri

Clarice Poltronieri

Principal polo industrial do estado, a Serra também começa a se destacar com as empresas de Tecnologia da Informação (TI), que são as que criam sites, aplicativos, programas, dão consultoria, manutenção e outros serviços tecnológicos que facilitam o trabalho de outras empresas e mesmo de pessoas físicas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, Paulo Menegueli, disse que há 418 empresas de TI na Serra, que abrangem vários setores: educação, rochas, metalmecânica, ambiental. “Queremos não apenas estimular as empresas que estão presentes, como criar um pólo tecnológico voltado para o setor de saúde”, revela.

É que Menegueli lembra que a Serra concentra em um pequeno raio vários hospitais e universidades, o que aponta uma vocação natural na área de saúde. “Queremos atrair empresas de TI nessa área, inclusive revendo a questão da isenção fiscal. A ideia é criar um polo de ciência na área médica”, esclarece o secretário, que não soube estimar quantos empregos o setor gera na cidade.

Uma empresa de TI que é exemplo de sucesso é a Mits Tecnologia, em Laranjeiras. O proprietário é Rodrigo Maxwel Carvalho e Barbosa. 

“Abri em 2008. São 30 funcionários na Serra e 1.080 clientes, sendo a maioria de fora do estado – uns 70%. Há dois franqueados, em São Paulo e Bahia, que geram uns 20 empregos. Deixei um emprego estável para abrir a empresa”, conta.

A empresa desenvolve programas de software com consultoria para clientes na área de distribuição, indústria, varejo, atacado, comunicação e outros. “Agora estamos criando aplicativos personalizados e temos um software inovador que reduz a conta de celular em até 94%, pois analisa qual é o melhor plano para o cliente de acordo com o consumo dele. E serve para pessoas físicas ou empresas”,descreve.

Segundo a Prefeitura, a maior parte dos empreendimentos de TI são de pequeno porte e estão atrelados à comunicação. É o caso da Pulsar Comunicação, em Laranjeiras, que trabalha com apenas duas pessoas em um espaço menor.

“Trabalho com marketing há 20 anos e já tive seis funcionários. Depois de migrar para a web, trabalho com minha esposa em um espaço menor. Crio sites e dou consultoria. Atendo os clientes de 80 a 90% pelo zap e web, e a maioria é da Serra”, afirma o proprietário Nilson Machado.

 

Tags: TI serra es
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás