Categories: Notícias

Serra tem caso de malária, mas risco de transmissão local é baixo, diz Saúde

O mosquito anopheles não é comum em área urbana, mas a Serra ainda possui zonas rurais e matas em seu território. Foto: Divulgação / Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças

Gabriel Almeida

Mesmo com um caso confirmado de malária na Serra em 2018, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirma que o risco da doença ser transmitida na cidade e municípios vizinhos é extremamente pequeno. Esse caso foi registrado em janeiro e segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, trata-se de um caso importado, ou seja, a pessoa se infectou fora do território da cidade.

A assessoria de imprensa da Sesa não passou outras informações sobre o caso. Disse apenas que o município já reforçou junto com as unidades de saúde os procedimentos para pacientes com sintomas de malária e a necessidade de notificação imediata à Vigilância Epidemiológica. A prefeitura também realizou capacitações técnicas para profissionais realizarem o teste da doença em hospitais.

O Espírito Santo já registrou mais de 100 casos de malária em 2018 e dois municípios da região noroeste do Estado estão em alerta com o surto da doença, são eles Vila Pavão e Barra de São Francisco. Na manhã da última quinta-feira (09), a Sesa liberou a informação que uma idosa de 82 anos foi diagnosticada com a doença no município de Vila Velha. De acordo com a secretaria, a paciente está sendo monitorada por 40 dias e já fez tratamento.Os dois últimos exames deram resultado negativo e mostraram que a doença está controlada. Esse foi outro caso importado, pois a contaminação foi em Vila Pavão.

Referência Técnica da Malária da Sesa, o médico Adenilton Cruzeiro, disse ser“extremamente pequena” a possibilidade da doença ser transmitida na Grande Vitória. “O que interessa para nós é o local de contaminação. O risco da doença chegar na Grande Vitória é extremante pequeno já que o mosquito transmissor não é comum em áreas urbanas. Toda a equipe médica do Espírito Santo está sendo alertada para que qualquer paciente que venha da região que está tendo casos, seja monitorado”, afirma.

Prevenção

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. A cura é possível se a doença for tratada em tempo oportuno e de forma adequada. Contudo, a malária pode evoluir para forma grave e para óbito. Segundo informações do Ministério da Saúde, não existe vacina contra a malária e a prevenção da doença pode ser realizada através do uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e repelentes.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás