Categories: Economia

Serra-Sede ganha nova associação de empresários

 

Na última quarta-feira (12) foi formalizada a criação da Associação dos Comerciantes e Empresários da Serra-Sede (Acess).  O registro da ata e estatuto da associação foi efetivado e o próximo passo é solicitar o CNPJ junto à Receita Federal.

A criação da Acess é uma reação de empreendedores e ativistas da região, que vêm sofrendo com a sucessiva saída de órgãos públicos. A próxima será a das promotorias cíveis do Ministério Público, que serão encaminhadas para Jardim Limoeiro a partir do dia 17.

Em maio de 2018, o então presidente do núcleo Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Serra-Sede e agora da Acess, Edson Quintino, deu entrevista ao TN onde apontou redução de 20% no comércio com a saída das varas cíveis do Fórum da Serra, para o bairro São Geraldo.

“Temos cerca de 8 mil pessoas circulando diariamente na Sede, incluindo os estudantes de cerca de dez escolas que ficam no entorno. Com a saída do Fórum o movimento reduziu em cerca de 20%. Isso derrubou a movimentação em todo o comércio, e nos restaurantes. Uma loja fechada são empregos a menos, imagine fechar um fórum, que além dos funcionários, conta com advogados e pessoas que vão resolver suas questões”, disse.

Para Edson, o esvaziamento da Sede pode prejudicar 19 bairros do entorno e quase um terço da população da Serra. A Acess é uma articulação do Movimento Serra-Sede Forte, que conta com empresários, comerciantes, ativistas culturais e ambientais que lutam contra o esvaziamento da cidade.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás