Categories: Notícias

Serra se prepara para enfrentar chuvas

Foto arquivo TN – 20-dezembro de 2013

Ainda estão frescos na memória de quem mora ou trabalha na Serra os prejuízos e o drama de milhares de pessoas com as chuvas do final do ano passado. Com objetivo de articular as ações durante o período chuvoso que virá no final do ano, o município está revisando o Plano de Contingência, Proteção e Defesa Civil.

Segundo a assessoria, o plano define as tarefas de cada secretaria num momento de crise. O documento também será apresentado para outros órgãos envolvidos no atendimento ao público durante o período de chuvas, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Samu 192. O plano também será apresentado às comunidades por meio de audiência pública, ainda sem data definida.

Paralelamente, o município também está revisando o Plano Municipal de Redução de Risco. Além de apontar as áreas sujeitas a inundações e deslizamentos, este plano tipifica o risco, quantifica moradias que podem ser atingidas e aponta as medidas para minimizar ou erradicar os problemas. Atualmente há áreas de risco em pelo menos 49 bairros da Serra.

 

Núcleos de Defesa Civil

Uma terceira ação é a criação dos Núcleos de Defesa Civil. Estes são formados por moradores de referência em cada bairro, que passam por um treinamento para agir em situação de desastres e também em ações preventivas, além de formar uma rede de informações que pode alertar a Defesa Civil quando uma crise está prestes a eclodir. As informações são da assessoria da PMS.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás