Serra se mobiliza para não ficar sem água e comida

0
Serra se mobiliza para não ficar sem água e comida
A situação do rio Santa Maria na captação de água para a Serra é dramática. Foto: Arquivo TN

Vivendo a pior seca de sua história, já passou da hora do Espírito Santo dar um salto na conservação e gestão da água. É com o objetivo de contribuir com isso nas bacias dos rios Santa Maria da Vitória e Reis Magos que acontece o Semeares – Seminário sobre gestão de água na Região Serrana e Grande Vitória.

O evento será entre os dias 20 e 30 de junho, em quatro dos seis municípios onde estão inseridas as duas bacias: Serra, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Fundão. Na Serra, será nesta quarta – feira (22) a partir das 19h, no auditório da Câmara Municipal. Palestram Paulo Paim, presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos; Roberto Dias Ribeiro, presidente do Comitê de Bacia do rio Santa Maria; Marcos Sossai, gerente do programa Reflorestar do governo do ES; Bruno Lyra, jornalista especializado em meio ambiente.

Segundo o organizador Fábio Barcelos, o foco são as águas que irrigam o cinturão verde que produz boa parte dos alimentos frescos consumidos na região metropolitana, águas estas que atendem também a demanda da população e das indústrias da zona norte da Grande Vitória. Em especial a Serra, cidade com a maior população e o maior parque industrial do estado.

“A ideia é que, ao aproximar produtores rurais, poder público, ambientalistas, comitê de bacia, estudiosos do tema e grandes consumidores de água, o Semeares possa catalisar ações que garantam o uso dessas águas por todos os que precisam delas”. “Por isto, ao final do seminário, será elaborado um protocolo de cooperação entre os municípios consumidores (Grande Vitória) e dos produtores de água (Região Serrana)”, frisa Fábio.

A programação completa do Semeares está na página do Facebook dedicada ao evento. Contato da organização 99868-6436 Fábio.

Comentários