Meio Ambiente

Serra registra aumento de ‘ataques’ de cobras, escorpiões e outros animais venenosos

Jararaca que apareceu em casa de Barcelona. Foto: Divulgação

A Serra possui muitas áreas com remanescentes florestais e com as altas temperaturas os animais peçonhentos, aqueles que são venenosos, saem de suas tocas em busca de alimento e acidentes domésticos podem acontecer. A perda de habitat natural também provoca desiquilíbrio fazendo com que cobras, escorpiões, aranhas, entre outros ‘invadam’ o espaço urbano.

Na Serra, é comum moradores de bairros como Morada de Laranjeiras, Barcelona, Jardim Limoeiro, Jacaraípe, Mata da Serra, Manguinhos, Balneário de Carapebus se depararem com serpentes e escorpiões, por exemplo. Nestas horas, o ideal é entrar em contato com o órgão responsável para fazer a retirada do animal para em seguida devolvê-lo à natureza.

Em Morada de Laranjeiras, esta semana, pais de alunos da creche Sueli Larrubia Muniz, denunciaram o aparecimento de cobras venenosas até dentro das salas durante o horário das aulas. As serpentes já apareceram também no parquinho da unidade infantil de ensino.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Serra o total de casos notificados com acidentes de animais peçonhentos, pela Vigilância Epidemiológica municipal, foram 58 em 2020.

Já, em 2021, os ‘ataques’ aumentaram e chegaram a 100 notificações. Este ano, de janeiro a 30 de abril, foram 24 casos notificados.

Ainda de acordo com a equipe técnica da Vigilância Epidemiológica, em 2022, foram registradas cinco notificações de acidentes envolvendo serpentes, cinco com escorpiões, quatro com aranhas, três com lagartas, quatro com abelhas, e outros, como marimbondo (01), lacraia (01) e animal desconhecido (01).

No mês de maio, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) está completando 30 anos de existência. O órgão realizou, em 2021, 9.270 atendimentos à população capixaba. A maioria dos atendimentos foi relacionada a acidentes toxicológicos com animais peçonhentos e intoxicação por medicamentos. Em 2020 e 2019, ocorreram 7.932 e 8.643, casos respectivamente.

O Centro é um importante componente na promoção da assistência toxicológica. Por meio do teleatendimento, orienta e presta assistência ao paciente que foi exposto a algum agente tóxico. Cerca de 80% das pessoas que ligaram para o Ciatox, receberam orientações no local e, assim, não houve necessidade de ir até um serviço de saúde.

Todos os acidentes com animais peçonhentos devem ser avaliados nas unidades básicas de saúde. Se envolver mordidas com perfuração, sangramento ou sintomas como formigamento, dor intensa e inchaço, a orientação é procurar imediatamente uma UPA.

Os municípios são responsáveis por armazenar e distribuir os soros (antiofídicos, antiescorpiônico e aracnídeo), e há estoque. Os critérios de utilização são definidos pelo governo do Estado, por meio do Centro de Intoxicação e as doses são ministradas nos hospitais Infantil e Jayme dos Santos Neves.

O biólogo Cláudio Santiago dá dicas de como agir se a pessoa observar um desses animais na sua residência. “Nunca tente conter uma serpente. Se for a jararaca, chame imediatamente a Polícia Ambiental. Ela é mortal, dependendo do tamanho da pessoa, criança principalmente. Não adianta, nunca seremos mais rápido do que o bote desta cobra. Apenas um arranhão do dente dela, a pessoa já terá problema sério, perda de tecido, entre outros problemas. Nem com a cobra morta deve-se tocar nela, porque o veneno ainda está ali presente”, destaca.

Serviço:

Secretaria de Meio Ambiente da Serra

Telefone: 27 3291-7413

Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Barcelona

Telefone: 27 3241-8374

Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen)

Telefone: 0800 283 99 04 (atendimento 24 horas)

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

29 minutos atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

1 hora atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

2 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

2 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

2 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

3 horas atrás