Categories: Política

Serra pode ter queima de fogos silenciosos nas festas de fim de ano

O Ano Novo e os festejos de final de ano podem ser diferentes na Serra. Isto porque o prefeito Audifax Barcelos (Rede) estaria avaliando a possibilidade de seguir o exemplo de Vitória, que anunciou que a capital terá pela primeira vez queima de fogos silenciosos, sem barulho, somente com o brilho e a beleza das luzes.

Além disso, na Câmara da Serra está tramitando um Projeto de Lei  que proíbe o uso de fogos de artifício que façam barulho na cidade. A proposta segue o exemplo de outras cidades como Vitória já citada e São Paulo. O projeto pode ser votado nesta quarta-feira (18).

Existem dois projetos na Casa de Leis: um do vereadores Ailton Rodrigues (PSC) protocolado na sexta-feira (13) e outro de Miguel da Policlínica (sem partido) protocolado no início deste ano.

A reportagem procurou a Prefeitura da Serra para falar sobre a possibilidade do uso de fogos silenciosos nos locais onde haverá queima no Réveillon: Manguinhos, Nova Almeida e Jacaraípe. Por meio de nota, o município disse que avalia a possibilidade de utilizar fogos silenciosos.

O barulho dos fogos de artifício causa inúmeros transtornos a animais que são extremamente sensíveis aos estampidos e também a pessoas com doenças como autismo, idosos e pessoas acamadas.

Um exemplo, é a cadela do K9 Lua da Polícia Rodoviária Federal que morreu por conta do barulho dos fogos de artifício no último dia 23 de novembro, durante o jogo entre Flamengo e River Plate na final da Libertadores da América. A cachorra teve uma parada cardíaca depois de se assustar com os estampidos.

Projeto de Lei

O projeto de lei proíbe a fabricação, a comercialização, o manuseio e a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício, assim como quaisquer artifícios de efeito sonoro ruidoso no município da Serra. Também prevê multa de R$ 2 mil, valor que pode ser dobrado na primeira reincidência e quadruplicado a partir da segunda reincidência.

A proposta não proíbe o uso de fogos na cidade, artefatos que não façam o barulho poderão ser usados.

A justificativa do projeto fala que a ideia visa o bem estar de idosos, doentes, bebês, crianças e animais que sofrem com os estouros e estampidos. “Quem possui animais em casa é testemunha do terror que os fogos de estampido e similares representam aos animais, inclusive tais pessoas passam das datas festivas em casas, principalmente Réveillon, para minimizar o estresse dos bichos”, relato vereador Ailton Rodrigues.

Ele frisa que a ideia é acabar com a poluição sonora e não com os fogos com efeitos visuais, que trazem luzes e cores e não produzem estampidos. “Os fogos de artifício visuais, sem barulho, podem ser utilizados normalmente”.

Já o vereador Miguel da Policlínica, disse que além dos problemas citados por Ailton Rodrigues tem ainda as pessoas que estão internadas em hospitais. “O barulho dos fogos é ensurdecedor. Pessoas que estão internadas sofrem. Quem tem animal em casa sabe como é difícil segurá-los dentro de casa por conta do desespero com o barulho. Este é um projeto importante e que queremos que seja aprovado rapidamente”, conta o autor de uma das propostas.

Bom exemplo

Em Praia de Carapebus, o Silva’s Restaurante irá fazer a festa da virada do ano, com show e tudo mais que se tem direito. Mas os fogos que serão soltos durante os festejos, serão silenciosos. “Nossa festa terá show pirotécnico silencioso somente com luzes, shows musicais, decoração temática e ainda cardápio exclusivo para a data. Estamos fazendo isso por conta dos animais e de pessoas doentes também. Usaremos fogos sim, porém sem tiros, somente luzes. O problema é que o pessoal ao redor também solta fogos, e não sabemos o tipo que vão utilizar. Mas nossa parte estamos fazendo, porque amamos os animais”, destaca a proprietária do Silva’s, Geórgia Coutinho.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás