Polícia

Serra pode ganhar CadÚnico Móvel para rodar bairros e ajudar famílias mais pobres a enfrentar crise e a fome

Proposta de Vandinho foi apresentada a vereadores da Serra Foto: divulgação.

O Cadastro Único, também chamado de CadÚnico, é a porta de entrada para inúmeros programas sociais dos governos federal e estadual. Com a pandemia, a demanda pelo acesso a esses programas aumentou e a muitas vezes a estrutura de assistência social dos municípios não conseguiu acompanhar. Entre as propostas para equalizar o problema na Serra, está um formato móvel de cadastramento, no qual equipes vão aos bairros para cadastrar in loco moradores que estão precisando dos benefícios sociais.

Por isso, na última quarta-feira (28), o deputado Vandinho Leite se reuniu com o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Caldeira (PRTB), e com os vereadores Gilmar Dadalto (PSDB), o Raposão, e Fred (PSDB), para propor que os parlamentares apresentem à Prefeitura um projeto indicativo pedindo a implantação de uma espécie de CadÚnico móvel, cujo intuito é levar o Cadastro Único às comunidades.

Para ajudar a efetivar o projeto, o deputado se comprometeu a contribuir com recursos avaliados em R$ 150 mil, oriundos de emendas parlamentares, uma vez que, segundo ele, a urgência, hoje, é acabar com a dificuldade que os serranos estão tendo para se cadastrar por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade.

Ao propor a medida, o deputado destacou o fato de estar preocupado com o grande número de famílias serranas que estão sem o CadÚnico, em um cenário em que milhares de pessoas do município entraram para a linha da extrema pobreza, após o agravamento da pandemia da Covid-19.

“Essa é uma demanda que foge de questões políticas. Estamos falando de algo acima de qualquer interesse eleitoral, que é o dever que a municipalidade e demais instituições têm de garantir que a população tenha acesso a serviços que lhe são assegurados constitucionalmente. Precisamos combater o aumento da pobreza e da fome”, explicou.

Além da questão do acesso ao essencial, que é a alimentação, Vandinho também lembrou aos parlamentares do Legislativo serrano que os CRAS ficaram fechados por um longo tempo devido a pandemia, o que atrapalhou no cadastramento dos programas sociais, impactando no acessos a benefícios como as tarifas sociais de água e energia, que garantem descontos de até 60% no valor das contas, por exemplo, e por isso não têm chegado às famílias que precisam de auxílio após terem perdido emprego e renda durante a crise.

Por fim, o deputado fez questão de ressaltar que o problema da falta de estrutura para atendimento nos CRAS da Serra vem de longa data, tendo sido agravado pela pandemia, pois muitas famílias passaram a precisar dos serviços ofertados nos locais.

Cada um dos vereadores presentes na reunião se comprometeu a estudar o tema e a achar um caminho para que a proposta ganhe corpo e seja concretizada.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Veja Vídeo | Caminhão-tanque pega fogo em posto de gasolina

Um caminhão-tanque pegou fogo em um posto de gasolina na noite desta segunda-feira (6) no Jaçanã, zona norte de São…

3 minutos atrás

Mais de 400 alunos iniciam as aulas no pré-Enem gratuito da Serra no sábado

Mais de 400 alunos começarão a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Serra. Neste sábado…

4 minutos atrás

“Não podemos brincar com o futuro da Serra”, diz Weverson, pré-candidato de Vidigal

Na manhã desta terça-feira (07), o prefeito Sergio Vidigal deu início ao planejamento estratégico para o período de 2024-2044. O…

13 minutos atrás

Três equipes capixabas participam do Brasileiro Interclubes de Basquete, na Serra

Principais equipes de basquete de base do Espírito Santo, Saldanha da Gama, Álvares Cabral e Instituto Viva Vida (IVV/Cetaf) disputam,…

48 minutos atrás

Claudia Raia diz ser favorável à legalização do aborto

FOLHAPRESS Entrevistada por jornalistas do programa da TV Cultura Roda Viva, a atriz Claudia Raia, 57, disse que é favorável…

49 minutos atrás

A Serra precisa ficar “distante de aventureiros que oferecem soluções fáceis para problemas complexos”, diz diretor-geral do IJSN

Na manhã desta terça-feira (07), o prefeito Sergio Vidigal deu início ao planejamento estratégico para o período de 2024-2044. O…

52 minutos atrás