Categories: Divirta-se na Serra

A Serra pelos monumentos: conheça o patrimônio histórico da nossa cidade

Na Serra, a igreja de Reis Magos é tombada como patrimônio histórico nacional. Foto: Christian Diego

Hoje – 17 de agosto é o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. E na Serra, há diversos monumentos históricos. Tombada nacionalmente está a Igreja de Reis Magos, em Nova Almeida.

A Igreja e Residência dos Reis Magos foi restaurada no ano passado e possui um conjunto arquitetônico, construído entre os anos 1580 e 1615. Construída com a ajuda dos índios tupiniquins, funcionou como núcleo de catequese indígena, ministrada por padres jesuítas, nos séculos XVI e XVIII. Na igreja, destacam-se como elementos artísticos integrados à arquitetura, o altar-mor com retábulo com quatro colunas em estilo salomônico, ladeando a pintura que representa os Três Reis Magos com Maria, José e o Menino Jesus.

A pintura Adoração de Reis Magos, localizada ao centro do altar-mor, é citada como a primeira pintura a óleo sobre madeira feita no Brasil. Datada de 1598, é atribuída ao padre jesuíta português Belchior Paulo, pintor quinhentista que esteve no Espírito Santo em 1598.

Inscrita no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo das Belas Artes, em 1943, na época do tombamento a residência encontrava-se em estado de ruínas. Entre os anos de 1944 e 1945, o monumento sofreu uma grande obra de restauração. Em 2001, houve a última obra de restauro e, em 2006, o sítio arqueológico e a praça fronteiriça foram requalificados com tratamento paisagístico.

Em 2019, a igreja passou novamente por um restauro. Da estrutura do telhado ao beiral da Igreja dos Reis Magos, tudo foi restaurado. O revestimento interno e externo ganhou um retoque de argamassa histórica, além de reforço na pintura a base de cal. Durante as obras, o sistema elétrico e os equipamentos hidráulicos também foram substituídos e as esquadrias, pisos, forros e elementos artísticos, conservados. O projeto, executado pelo Iphan-ES, teve contrapartida da Prefeitura Municipal da Serra (ES), com a restauração dos sinos da igreja. 

Mais história

Não tombados nacionalmente, mas igualmente importantes para a cidade estão a Igreja de Nossa Senhora Conceição, na Serra-sede, a Casa do Congo, o Museu Histórico da Serra também fazem parte da história do município.

Ainda na região da Serra-sede, no distrito de Queimado, tem a Igreja de São José do Queimado, também restaurada este ano se transformou num museu a céu aberto.

A história de Queimado, é nacionalmente conhecida, pela Insurreição do Queimado, quando em 19 de março de 1849 houve a revolta de escravos.

Em Carapina, tem ainda a Igreja de São João de Carapina e as ruinas de um casarão. Foi construída por jesuítas em 1584, no século XVI. Quem passa pela rodovia do Contorno de Vitória, na altura do TIMS consegue avistar a edificação.

A herança deixada por padre Braz Lourenço, responsável pela construção, completa este ano 436 anos de existência e é tombada como patrimônio histórico pelo Conselho Estadual de Cultura dede 1984.

Em Balneário de Carapebus, tem o Casarão Histórico que atualmente está em ruínas após um incêndio.Construído na década de 1950, o Casarão possuía 54 cômodos, interligados por túneis e passagens secretas. Lendas entre moradores antigos da região contam que o idealizador e primeiro dono era obcecado por segurança e seria simpatizante do nazismo.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás