Notícias

Serra oferece abrigo e recebe 40 refugiados venezuelanos

Imigrantes venezuelanos cruzam a fronteira com o Brasil: Serra recebeu 40 refugiados. Foto: Agência Brasil

A Serra recebeu, nos últimos dias, 40 refugiados venezuelanos – que viviam no país em situação de extrema pobreza e desigualdade. Por aqui, eles estão recebendo os cuidados da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), que vai capacitar um grupo de servidores para o atendimento técnico e humanizado.

Os refugiados que estão na Serra são oriundos do norte da Venezuela e pertencem a um povo tradicional com hábitos, costumes e cultura muito específicos. De acordo com a Sedir, o conhecimento de suas características e demandas é fundamental para resguardar seus direitos e garantir a dignidade e integridade durante a passagem pelo município.

As famílias da etnia Warao que se refugiaram no município da Serra estão abrigadas no Centro de Convivência para Idosos de Nova Almeida. A prefeitura não explicou a motivação exata da vinda dos venezuelanos para a cidade, mas o país de origem destas pessoas vive uma ditadura e a pior crise econômica de sua história.

Sobre a capacitação aos servidores, a formação será na próxima sexta-feira (25), das 9 às 12 horas, pela Plataforma Teams e será voltada a servidores que atuam diretamente junto à população, especialmente aqueles da Sedir/Seppom, Semas, Sesa, Sedes e Sedu.

O evento será realizado em parceria com a Defensoria Pública da União (DPU) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR/ONU). A palestra será ministrada pela cientista social Lyvia Rodrigues Barbosa, assistente sênior de Proteção do escritório de São Paulo da agência da ONU para refugiados.

Além da capacitação dos servidores, segundo a prefeitura, é importante promover a informação sobre o povo Warao junto às comunidades onde eles estão inseridos.

Por isso, na última sexta-feira (18), a Sedir, em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Semas), com a Defensoria Pública da União e o Núcleo de Apoio a Refugiados da UFES, realizou uma reunião com representantes da Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS), da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO) e da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, na qual foi tratada a situação dos refugiados Warao na Serra.

O link será enviado pelas secretarias às suas respectivas equipes. Outras pessoas interessadas em participar podem solicitar o link através do e-mail: educacaodh@gmail.com.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

2 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

2 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

2 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

2 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

2 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

3 horas atrás