Categories: Economia

Serra lidera lançamentos na Grande Vitória e tem imóveis mais baratos

Condomínio lançado em julho último em Jardim Limoeiro: novos imóveis na cidade têm valor médio de R$ 145 mil.

O ano de 2018 tem se mostrado positivo para a Grande Vitória no setor imobiliário. De acordo com a pesquisa Indicadores Nacionais Imobiliários divulgada pela Ademi-ES, no estado as vendas de imóveis no segundo trimestre cresceram 36% em relação ao primeiro. Foram 838 unidades no primeiro e 1.142 no segundo, um total de 1.980 imóveis vendidos. No Brasil esse crescimento foi de 15%.

E a Serra foi teve maior número de lançamentos no período com 776 unidades, seguida por Vitória, com 763, e Vila Velha, com 537. A pesquisa não apontou a quantidade de unidades vendidas por cidade, mas segundo atores do mercado são mais baratas que as dos municípios vizinhos.

Para o corretor imobiliário e sócio da Macafé Empreendimentos, Wilson Zom, os números mostram recuperação no setor.

“Nos últimos dois anos o setor voltou a crescer e a Serra continua sendo a cidade com maiores oportunidades nos lançamentos, especialmente pelo Minha Casa Minha Vida”, diz.

Apesar do aumento na oferta de imóveis e nas vendas, isso não significa que o volume em negócios seja alto, segundo Wilson, justamente por atender a rendas mais modestas.

“A maior parte dos lançamentos na Serra é dentro de uma faixa de renda menor com valores dos imóveis próximo a R$145 mil. Os números projetam um mercado ativo que tem se estabilizado, mas precisamos atrair empreendimento de médio e alto padrão para agregar o volume de vendas ao volume de negócios. O valor agregado dos imóveis em Vitória e Vila Velha, por exemplo, é bem mais alto”, explica.

Para ele, se a economia continuar crescendo, será possível fomentar outro boom imobiliário como houve há 10 anos.

“A Serra possui área de expansão residencial, boa oferta de serviços, projetos de ampliação de parques industriais, além de uma logística excelente. É preciso criar uma nova onda de crescimento de produtos com maior valor agregado, mas é preciso que o setor público busque o setor produtivo para discutir/conversar sobre os rumos da cidade. Inclusive estamos no momento de retomar a discussão do Plano Diretor Municipal (PDM), que pode estimular ainda mais esse crescimento”, analisa.

E para quem pretende comprar um imóvel, segue até domingo (21) o Salão do Imóvel Ademi 2018, na Arena do Shopping Vitória. Sexta e sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às 20h. Segundo a Ademi, há cerca de7 mil unidades residenciais e comerciais em oferta na Grande Vitória.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

49 minutos atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

13 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

15 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

19 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

21 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

22 horas atrás