Amar é o Bicho

Serra inicia agendamento para castração e recolhimento de animais em situação de maus-tratos | Confira

O programa Arca foi lançado na tarde da última quarta (12). Foto: Edson Reis

A Serra deu início nesta quinta-feira (13) ao maior programa de cuidados gratuitos para cães e gatos do Espírito Santo. Tendo como frentes de atuação a castração e o resgate de animais feridos, o programa ARCA (Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos) foi lançado na quarta-feira (12).

Por meio do programa, a Prefeitura da Serra vai oferecer a castração de cães e gatos a moradores do município. A prioridade de atendimento será para tutores cadastrados no Cadúnico, ONGs de proteção a cães e gatos e protetores independentes e o serviço já pode ser solicitado clicando aqui.

Para ter acesso ao serviço, é preciso fazer agendamento via internet, pelo endereço programaarca.serra.es.gov.br, ou pelo telefone (27) 3291-2399. Após a realização do cadastro, será feita a seleção dos tutores, de acordo com os critérios de prioridade do programa e em seguida o encaminhamento para a clínica que irá realizar o tratamento.

Antes de levar os animais para a clínica, os tutores contemplados com a castração de seus animais deverão participar de uma palestra com a equipe da Semma, na qual serão abordados os conceitos da guarda responsável e dadas orientações sobre os cuidados necessários antes e após a cirurgia de castração.

Além da castração, será prestado atendimento a animais sem tutores que forem encontrados com ferimentos graves devido a atropelamentos ou outras formas de maus tratos. Este serviço poderá ser solicitado pelo WhatsApp, das 8 às 18 horas, por meio do número (27) 98166-0447 e após resgatados e tratados dos ferimentos, os animais serão castrados e colocados para adoção.

Para o resgate, que vai funcionar de segunda a sexta, nos fins de semana e feriados, a orientação é que o solicitante envie fotos ou vídeos do animal, para avaliação do quadro, assim como a localização detalhada.

Nas duas situações, os cães ou gatos serão vermifugados, vacinados e receberão um microchip no qual estarão as informações do animal e dados relativos ao tutor. O uso do microchip vai ajudar na garantia do bem estar dos animais após receberem os cuidados do programa Arca, pois será possível identificar e responsabilizar os tutores caso os animais passem por situações de maus tratos ou abandono.

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal pontou que foi cumprido um compromisso com a população. “Hoje cumprimos mais um compromisso firmado com os moradores da nossa cidade. Laçamos o Programa Arca (Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos) que que vai contemplar o atendimento aos animais de pequeno porte na atuação a castração e o resgate de animais feridos e abandonados”, disse.

Ainda de acordo com Vidigal, além da castração, será prestado também o atendimento aos animais sem tutores que forem encontrados com ferimentos graves devido a atropelamentos.

“Esse serviço é um marco na nossa gestão e já estamos trabalhando para tornar a Serra uma cidade referência neste serviço, que além de cuidar das pessoas também cuida bem dos animais”, concluiu.

O secretário de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano, Claudio Denícoli, citou a importância das mudanças administrativas implementas pela gestão de Sergio Vidigal para a criação do programa Arca.

“No ano de 2021, a secretaria de Desenvolvimento Urbano arrecadou mais que o dobro de 2019, antes da pandemia, com a otimização de processos, informatização, reduzimos em 95% a necessidade de munícipes irem à secretaria para resolver as demandas. Esta arrecadação reflete diretamente no bem-estar da população, com impactos frontais na geração de emprego e renda. Junto a essas mudanças, foi criado o Departamento de Bem-estar Animal, em atendimento a uma demanda enorme da população”, destaca o secretário.

A Prefeitura está investindo R$ 2,4 milhões na iniciativa. Os serviços médicos e de recolhimento dos animais serão realizados por uma clínica terceirizada, localizada no bairro Belvedere, que também ficará responsável por abrigar os cães e gatos sem tutores até que eles sejam adotados.

Veja algumas fotos – fotógrafo Edson Reis

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

55 minutos atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

17 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

23 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás