Notícias

Serra ganha cerco inteligente de câmeras para combater crime ao vivo

O cerco eletrônico já começa a funcionar nesta semana. Foto: Divulgação

Com o objetivo de reduzir a criminalidade e ofertar mais segurança aos capixabas, o Governo do Estado anunciou, na tarde desta quinta-feira (13), a implantação do Cerco Inteligente de Segurança. O projeto é liderado pelo diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), Givaldo Vieira, e trata-se de um sistema de monitoramento veicular.

O cerco eletrônico já começa a funcionar nesta semana, com 17 pontos em todo o Espírito Santo, sendo sete situados na Serra. De acordo com Givaldo, o projeto será tratado como piloto, neste primeiro momento. O diretor afirma ainda que o cerco eletrônico possui a finalidade de otimizar as fiscalizações e ampliar o combate aos crimes de trânsito, ambiental, fiscal e de segurança pública.

O projeto será integrado, liderado pelo Detran e com a participação da Polícia Rodoviária e das prefeituras, com apoio das guardas municipais. “Este é o primeiro do Brasil a ser integrado desta forma; o Detran está liderando e, neste primeiro momento, serão sete pontos na Serra, de um total de 17 no ES. Funcionará como piloto até a chegada do restante dos equipamentos que estão sendo importados”, explicou Givaldo.

Foto: Divulgação

O diretor do Detran ainda explicou que os locais onde as câmeras serão instaladas não serão divulgados. A medida é uma forma preventiva para evitar problemas de segurança com os equipamentos e evitar ainda fuga de criminosos por outras rotas ainda não contempladas.

Entre os principais objetivos do cerco, estão: combate furto roubo de veículos, sonegação de impostos, controle de excesso de peso, transporte ilegal de rochas, de madeiras, monitoramento de veículos usados em crimes, placas clonadas, contagem de veículos para ações de mobilidade, fiscalização de cronotacografo, kit gás irregular, e uma infinidade de possibilidades. Haverá integração com Cerco da PRF e de Prefeituras.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

10 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

10 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

11 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

12 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

13 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

14 horas atrás