Categories: Meio Ambiente

Serra fará audiência pública para obra de engorda de praias

Surfistas chegaram a fazer abaixo assinado contra a medida. Foto: Fábio Barcelos

No próximo dia 2 de abril, um sábado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (Semma) fará audiência pública para apresentar o projeto e os impactos ambientais da engorda das areias das praias do município. A engorda, que na prática significa tirar areia de alguns pontos onde ela é abundante para por onde tem pouco, foi anunciada no ano passado sob a justificativa de ser necessária para conter a erosão em alguns pontos do litoral serrano.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a audiência será às 18h30 na Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, rua Carijós, Bairro das Laranjeiras, localizado na Grande Jacaraípe. A assessoria disse que a audiência tem “caráter informativo e consultivo”. As intervenções estão previstas para começarem em abril ao custo de R$ 1,5 milhão.

De acordo com a Semma, oito trechos de praia em cinco balneários – Manguinhos, Jacaraípe, Costa Bela, Marbella e Nova Almeida receberão mais areia.

Desde que foi anunciada, a engorda tem sido objeto de polêmica. Ativistas e surfistas da orla defendem que esse tipo de intervenção é só em casos extremos, argumentando que a recuperação de restinga é o bastante para os locais onde a Prefeitura pretende fazer a engorda.

Consideram que essa intervenção irá gerar impactos ambientais negativos, prejudicar o surf e tornar as praias mais fundas e perigosas para banhistas. Lembram, ainda, que a Prefeitura fez ‘poda’ em restinga recentemente, o que, na prática, acabou degradando essa vegetação nativa que cresce sobre a areia da praia e expondo ainda mais a costa à erosão. Os ativistas e surfistas chegaram a fazer um protesto em 27 de outubro de 2019 na praia do Barrote e até abaixo-assinado contra a engorda.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás