Vacinação na Serra

Serra está autorizada a antecipar 2ª dose da AstraZeneca para 70 dias a partir de hoje (22)

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (22). Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira (22), a Prefeitura da Serra e todos os municípios capixabas estão autorizados a antecipar a aplicação da segunda dose de 84 para 70 dias da vacina AstraZeneca. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes durante coletiva de imprensa na manhã desta terça (22).

O prazo que estava sendo praticado anteriormente era de 12 semanas, ou seja, 84 dias após a aplicação da primeira dose. Com o anúncio de Nesio, a população vai tomar a segunda dose do imunizante depois de 70 dias.

“Com as doses que chegarão ao Estado da vacina da Janssen decidimos na segunda (21) antecipar em duas semanas a aplicação da segunda dose da AstraZeneca. Nós já recebemos as vacinas da AstraZeneca para serem aplicadas. Ao longo desta semana  já teremos a abertura da agenda por parte dos municípios para acelerar e melhorar inclusive o desempenho. Não haverá prejuízo, haverá vantagem por parte da população que será alcançada com a completude do esquema vacinal no período anterior ao previsto. A partir de hoje (22), todos os municípios estão autorizados a aplicarem a D2 em pacientes que já tiverem sido imunizados num período superior a 70 dias da D1”, explicou o secretário.

Nesio reforçou a necessidade das pessoas se imunizarem. “É possível derrotar a pandemia ao longo de 2021. É preciso que a sociedade rejeite a negação da ciência e aposte que as vacinas são a gota de esperança e que faça a defesa das vacinas”, disse Fernandes.

Coronavac

“As doses que recebemos na semana passada já entregues, com as que chegaram nesta semana, serão suficientes para zerar este déficit da pessoa idosa e de outros segmentos como os profissionais de segurança que tinham pendentes a segunda dose da Coronavac. Coma ação que os municípios estão desenvolvendo esta semana devemos zerar este déficit. As pessoas devem procurar, a primeira dose continua válida, então por favor procurem o serviço de saúde para saber quando a segunda dose será aplicada”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Mensagens de SMS

Na tarde de ontem (21) o Estado enviou mais de 11 mil mensagens para pessoas que estão com a segunda dose de vacina em atraso. A Secretaria de Estado da Saúde passará a enviar SMS para as pessoas para alertar sobre a data da imunização da segunda dose.

Os SMS’s também serão usados para envio de resultado de exames RT-PCR por meio do celular cadastrado no momento do atendimento. “Acreditamos que as soluções e os softwares públicos gratuitos devem ser a preferência de todos os gestores no momento de como aplicar os recursos públicos. Conseguimos juntos com a Organização Panamericana de Saúde desenvolver o Sistema Estadual de Informação para Vigilância em Saúde de notificação de dados compulsórios que hoje é a principal plataforma de produção de dados de importância epidemiológica para a saúde pública do ES. A partir dele, temos painéis de gestão dos agravos e dos painéis de transparência. Estamos apostando todos os esforços do SUS nesta mobilização grande em torno da transparência, da qualidade e da universalização do acesso as vacinas no nosso Estado”.

Solidariedade com as famílias

Durante a coletiva Nesio se solidarizou com as famílias dos mais de 500 mil mortos no Brasil em decorrência da Covid-19. “Foi um ano muito duro. Vivemos momentos muito difíceis da pandemia, e nós juntamos o máximo de nossas energias em prol da ciência e da vida. O ES diferente de outros estados, conseguimos administrar nos momentos mais críticos sem ter colapso do sistema de saúde. Ampliamos a testagem, fizemos uma ampliação de leitos ousada e conseguimos preservar o Sistema Único de Saúde diante de uma pandemia que afetou a todos os extratos sociais. O governador Renato Casagrande nunca subestimou a pandemia, sempre liderou o ES, buscando a conciliação mediação e a unidade da sociedade e das instituições”.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

4 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

4 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

4 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

4 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

4 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

5 horas atrás