Categories: Notícias

Serra entre as mais perigosas do país para mulheres

Mulher assassinada em Vila Nova de Colares: cidade no topo da violência num dos países onde mais se mata no mundo. Foto: Divulgação leitor

Por Thiago Albuquerque

Líder geral de homicídios no Espírito Santo há mais de 15 anos, a Serra também está entre os lugares que mais matam mulheres no estado e também no Brasil. É o que mostra o Mapa da Violência, estudo da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais, divulgado na última segunda (09).

No estudo se refere à taxa média de assassinato de mulheres por 100 habitantes / ano entre 2009 a 2013. No período, a taxa foi 16,4 homicídios no ano na cidade, colocando a Serra na 14ª posição entre os municípios mais perigosos para mulheres. No ES, a Serra só ficou atrás de Sooretama e Pinheiros.

E à frente das demais cidades da Grande Vitória, que também se destacam entre as mais violentas do país: Cariacica com 14,8 assassinatos em média (22ª do país); Vila Velha com 11,6 mortes (70ª); Vitória com 11,8 assassinatos e Viana com 11,2 homicídios (83ª).

Vitória inclusive foi a capital mais violenta para as mulheres no período, seguida de Maceió (Alagoas) com 10,7 homicídios; João Pessoa (Paraíba) 10,5 assassinados e Fortaleza (Ceará) com 10,4 mortes de mulheres em média no período.

Neste período entre 2009 – 2013, a Serra teve o número total de 173 mulheres mortas, uma média de 34,6 por ano. A dimensão da tragédia serrana fica evidente quando se compara os números da cidade com o país mais violento para as mulheres no mundo: El Salvador, com 8,9 mortes por 100 mil, pouco mais da metade do número da Serra. Já o Brasil é o 5º país do ranking mundial.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Time de humoristas promove edição de standup gratuita para mães na Serra

O projeto de stand-up comedy "Comédia de Quinta" apresentará um time de peso nesta quinta-feira (9), com entrada gratuita para…

4 minutos atrás

Moradora da Serra escreve livro infantil sobre seu filho: “Pérolas do João Lucas”

João Lucas, uma criança da Serra, agora é a estrela de um novo livro infantil. Intitulado "Pérolas do João Lucas",…

8 minutos atrás

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

17 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

18 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

18 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

19 horas atrás