Categories: Política

Serra elegeu 23 vereadores e deve pagar salário para 26

Geraldinho Feu Rosa foi afastado pela Justiça por prática de rachid. Foto: Divulgação

No pleito de 2016, a Serra elegeu 23 vereadores, mas em 2020 deverá pagar salário para 26. Isso porque, na última quarta-feira (18), o vereador afastado Geraldinho Feu Rosa (sem partido) foi sentenciado pela Justiça à perda do cargo pela prática de rachid. Com isso, seu suplente, Fábio Latino (PSB), deve ser convocado nos próximos dias e passará a receber o salário de R$ 9 mil.

Assim como Neidia Maura (afastada por improbidade em 2018) e Nacib Haddad (afastado sob acusação de fraude em licitação no mês de abril), Geraldinho também seguirá recebendo o salário de vereador até que o processo tenha sido julgado em todas as instâncias. Com a convocação de Latino, serão, portanto, três suplentes e três vereadores afastados, todos eles recebendo os vencimentos mensais.

Além da perda de mandato, Geraldinho Feu Rosa teve seus direitos políticos suspensos por quatro anos, além do pagamento de multa de R$ 270 mil. A punição foi assinada pela titular da Vara da Fazenda Pública Municipal, juíza Telmelita Guimarães. A ação foi movida pelo Ministério Público.

O advogado de Geraldinho, Hélio Maldonado, disse que vai recorrer da decisão e confirmou que o vereador continuará recebendo os vencimentos. “Inclusive cautelarmente, vou pedir o retorno dele”.

Suplente

O suplente do vereador Geraldinho é o líder comunitário Fábio Latino Araújo (PSB). Ele teve 1.795 votos, enquanto Geraldinho foi eleito com 2.004.

“Acredito que em até 48h a Câmara seja oficialmente notificada. O natural é me convocar logo. Vou trabalhar pela cidade e tenho um perfil conciliador. Não sou de tomar posições radicais, nem pretendo ser oposição. Quero ajudar a cidade”, disse.

Sobre a relação com o prefeito, disse que o considera “um gestor competente e uma pessoa inteligente na forma de fazer gestão pública. E tenho uma relação boa com ele”.

Politicamente, para o prefeito Audifax Barcelos (Rede), com a provável chegada de Latino, o plenário da Câmara fica em uma situação mais confortável em termos de governabilidade. Geraldinho era um parlamentar de oposição, já Latino tem boa relação com a base, que já soma 2/3 dos vereadores.

O presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira (Rede), foi procurado para comentar sobre a nomeação de Latino, mas não foi encontrado.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

3 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

5 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

10 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás