Notícias

Serra é o quarto município do Espírito Santo com maior acumulado de chuva

Choveu 122 milímetros na Serra de acordo com dados da Defesa Civil Estadual. Foto: Ana Paula Bonelli

A Serra é o quarto município do Espírito Santo com maior acumulado de chuva. Ao todo, de acordo com a Defesa Civil Estadual choveu na cidade 122 milímetros.

A cidade que possui o maior acumulado de chuva é Cariacica com 157 milímetros.

De acordo com informações da Defesa Civil, a Serra está entre os quatro municípios que possuem risco moderado para deslizamento de terra e inundações e estão sendo monitorados, pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Os outros três são Cariacica, Vila Velha, Viana.

A Serra está em nível de alerta para chuvas fortes e moderadas até a quarta-feira (13).

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) o Espírito Santo está em estado de alerta desta segunda (11) até a quarta-feira (13) devido a persistência das condições favoráveis para chuvas de intensidade moderada a forte, que podem resultar em acumulados significativos em algumas regiões do Estado.  As temperaturas devem chegar à máxima de 22 graus e mínima de 18.

A Defesa Civil do Espírito Santo também emitiu alerta e pediu para que as pessoas evitem áreas de risco e procure abrigo em locais seguros. O volume de chuva pode causar alagamentos.

Segundo a Prefeitura da Serra, entre segunda e terça-feira (12), não foram feitos atendimentos emergenciais pela Defesa Civil.

“Já na segunda-feira (11), nove demandas relacionadas às chuvas foram atendidas. Os casos aconteceram em Laranjeiras Velha, Balneário de Carapebus, Hélio Ferraz, Vila Nova de Colares, Serra Dourada, Nova Carapina II, Nova Almeida, Jardim Carapina e Cidade Continental”, disse por meio de nota.

Ainda de acordo com o município, as ocorrências foram sobre desabamentos, vazamento de esgoto, alagamentos e aparecimento de buracos na pista.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) pode chover de 50 a 100 milímetros por dia. Há também possibilidade de ventos intensos que podem chegar a 100km por hora. Há risco de corte de energia elétrica, alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores.

Defesa Civil de prontidão

A Defesa Civil da Serra está de prontidão e segue monitorando a situação da cidade e, nos casos de emergência, tem o plantão 24h que pode ser acionado no telefone (27) 9 9938-9500.

O órgão municipal salienta que, em qualquer sinal de risco, os moradores precisam o acionar imediatamente.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 hora atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

7 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

8 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

20 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

22 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás