Categories: Meio Ambiente

Serra Dourada tem loteamento clandestino em área de preservação

Terraplanagem do loteamento está atingindo alagados e nascestes da área verde. Foto: Divulgação

Bruno Lyra

Um loteamento clandestino está degradando a área verde de Serra Dourada. Sob a condição do anonimato, um morador do bairro disse que a ocupação do local começou há cerca de um ano e três residências já foram levantadas na área, que já teria até instalação de água e luz.

Segundo esse morador, o acesso ao local fica no final da rua Buritis. Já foi aberta estrada no local, que fica próximo à estação de tratamento de esgoto do bairro, e a terra empurrada até o fundo de vale, onde há nascentes e alagados que alimentam a lagoa Juara.

Um vídeo foi feito sobre a situação e até asfalto já foi jogado em parte da estrada aberta por quem está fazendo a ação. “As máquinas trabalham nos finais de semana e até à noite, creio que é para driblar a fiscalização”, afirmou outra moradora, que por razões de segurança também não será identificada.

Segundo os moradores o responsável pelo loteamento não é de Serra Dourada, mas de Jacaraípe. Através da assessoria de imprensa, a Prefeitura da Serra disse que o caso está sendo apurado e não deu mais detalhes.

A ocupação indevida em encosta com remanescentes de mata Atlântica e até fundos de vale é recorrente em bairros da Serra. Há situação semelhante em Barcelona, Eldorado e até no coração comercial da cidade, o Parque Residencial Laranjeiras.

Em agosto, veio a público o movimento do vereador Robinho Gari (PV) para legalizar 40 casas construídas na área verde de Mata da Serra e ainda permitir a ocupação de terrenos anexos que estão dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da lagoa Jacuném, incluindo pontos com mata Atlântica e nascentes, totalizando o equivalente a 25 campos de futebol.

E no dia 30 daquele mês, a Câmara da Serra aprovou um projeto de lei de autoria do próprio executivo que abre procedente legal para a regularização de imóveis construídos em área verde da cidade.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

16 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

21 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

21 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

21 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

21 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

22 horas atrás