Notícias

Serra cria abrigo para pessoas em situação de rua com gripe ou Covid-19 em Jacaraípe

Novo abrigo fica localizado em Jacaraípe. Foto: Divulgação PMS

Com o agravamento da pandemia de Covid-19 e avanço da epidemia de gripe Influenza, a Prefeitura da Serra anunciou, na manhã desta quinta-feira (13), a ampliação da rede de acolhimento para pessoas em situação de rua com a implementação de um abrigo emergencial exclusivo para pessoas com sintomas gripais, suspeita de Influenza ou Covid-19. Trata-se do Projeto Acolher.

O novo Acolhimento Institucional Emergencial para a População em Situação de Rua, fica localizado em Jacaraípe e começa a funcionar nesta quinta-feira (13). O objetivo é assegurar o isolamento das pessoas sintomáticas em um local seguro, garantindo que outras pessoas em situação de rua não sejam contaminadas com o vírus.

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), destacou a importância da parceria com o Terceiro Setor para a execução do serviço.

“O setor público é cercado de burocracias e, por isso, a importância de firmar parcerias com o Terceiro Setor para ter condições de oferecer um serviço como este. A vida não espera. Temos que ter um olhar voltado para a vida humana”, ressaltou.

A secretária de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, comentou sobre a necessidade de oferecer o abrigo.

“Um dos propósitos de estarmos aqui é o cuidado com o ser humano. Principalmente neste período de pandemia, precisamos dar essa atenção especial à população em situação de rua. Essas pessoas necessitam de proteção social, é nosso dever garantir dignidade a elas através dos nossos serviços socioassistenciais”, afirmou Cláudia.

O abrigo conta com espaço de isolamento social para até 15 pessoas, que terão acesso a dormitórios, banheiros, quatro refeições diárias, kits de higiene pessoal e serviços de lavanderia.

“Hoje nós temos 15 vagas no abrigo para o isolamento entre sete e 15 dias, mas já estamos trabalhando para a ampliação delas. Estaremos preparados para receber as pessoas, de acordo com a evolução ou não da demanda”, afirmou.

Para ter acesso ao acolhimento, as pessoas em situação de rua deverão ser encaminhadas pelos Abrigos de Acolhimentos desta população existentes no município, Centro Pop, Serviço Especializado em Abordagem Social, pelas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde, que deverão acionar a equipe da Abordagem Social para avaliação do encaminhamento.

Durante a identificação de algum caso suspeito, automaticamente será realizada uma pesquisa de onde a pessoa em situação de rua dorme e circula, para identificar contatos e possíveis novos suspeitos.

A equipe de Abordagem Social realiza buscas todos os dias para identificar pessoas ou famílias em situação de rua e oferecer acolhimento na rede socioassistencial, para acionar é necessário entrar em contato através do número (27) 3138-8648 ou (27) 99517-7869.

A Prefeitura da Serra lembrou que as pessoas em situação de rua são livres para aceitar ou não o acolhimento.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

16 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

17 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

17 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

17 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

17 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

17 horas atrás