Notícias

Serra confirma 5ª onda de Covid e revela que 30 mil crianças não tomaram nem a 1ª dose

Bernadete Coelho concedeu entrevista ao Jornal Tempo Novo. Foto: Gabriel Almeida

O Espírito Santo vive uma 5ª onda de Covid-19, informação confirmada pelo secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes. Na Serra, só para se ter uma ideia, os primeiros 9 dias de junho registraram praticamente a mesma quantidade de contaminados do que todo os mês de maio. Situação essa, que o jornal TEMPO NOVO detalhou com a secretária municipal de Saúde, Bernadete Coelho. De acordo com ela, a cobertura vacinal da população da cidade está em 80%, entretanto, existe uma preocupação crescente nos baixos níveis de vacinação entre o público infanto-juvenil.

Dados alarmantes repassados pela secretária revelaram que da população de 5 a 11 anos na Serra, estimada em quase 60 mil crianças, faltam ainda 30 mil para serem imunizadas com a primeira dose. Ela ratificou a importância da vacinação infantil, não só para Covid-19, mas também para combater as demais patologias que consta no cartão de vacinação.

Ela creditou ao baixo índice de adesão a vacina contra Covid entre o público infanto-juvenil as chamadas fake News; informações equivocadas que foram atribuídas as vacinas de Covid-19 foram espalhadas pelas redes sociais, o que gerou uma resistência de pais e responsáveis pela aplicação da vacina. Como autoridade em saúde pública, Bernadete fez um apelo para que essas 30 mil crianças sejam vacinadas e tenham mais proteção imunológica ante esta 5ª onda que passa pelo ES.

Vale destacar que a baixa adesão à vacinação infantil põe em risco a continuidade das atividades educacionais. Isso porque, o público de 5-11 anos é exatamente aquele que está nas séries iniciais, que são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, como as creches e escolas de ensino fundamental. São 72 mil alunos na rede pública da Serra, e com isso, caso a 5ª onda avance entre as crianças, há o temor de tumultuar o andamento das aulas na Serra.

Bernadete também orientou os moradores em torno da testagem. “Todas as unidades básicas e regionais de saúde estão de portas abertas para testagem; além disso, o Ames (Ambulatório Municipal de Especialidade da Serra) faz a testagem rápida e o RT-PCR”. Ela esclareceu que em alguns casos, dependendo da situação médica do paciente, as três UPA’s da Serra também realizam o teste.

As afirmações foram concedidas pela secretária em entrevista ao vivo, que pode ser assistida na íntegra abaixo:

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

4 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

6 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

11 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás