Vacinação na Serra

Serra começa na segunda (17) a vacinação contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos

As vacinas da Pfizer que serão utilizadas na imunização chegaram no ES na tarde desta sexta (14). Foto: Secretaria de Estado da Saúde

A partir da próxima segunda (17), às 18 horas, no site da Prefeitura da Serra, a criançada entre cinco e 11 anos, indígena e quilombola; com deficiência permanente; com comorbidades e crianças com 11 anos em geral passarão a fazer parte do agendamento para vacinação contra a Covid-19. O agendamento será por meio do http://gti.serra.es.gov.br/saude/

Neste momento, a Pfizer Pediátrica será aplicada somente mediante agendamento, em algumas Unidades de Saúde. Quem participar do primeiro agendamento, receberá o imunizante na quarta (19), quinta (20) e sexta (21).

É preciso que a criança esteja acompanhada por maior ou responsável, além de apresentar documento pessoal, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina da criança.

Para aqueles que irão desacompanhados, é obrigatória a apresentação por escrito de uma declaração do maior responsável autorizando a vacinação. Caso contrário, a criança não será vacinada.

No caso de deficiência ou comorbidade, assim como já acontece com os adultos, também é necessária a apresentação do laudo médico, por escrito. O documento ficará retido pela equipe de imunização.

A Pfizer Pediátrica não poderá ser administrada concomitantemente com outras vacinas. Caso a criança tenha sido vacinada recentemente, é necessário aguardar o intervalo de 15 dias, para receber a primeira dose da Pfizer Pediátrica.

O prazo entre a primeira e segunda dose é de oito semanas.

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, explicou que ao todo, serão 24 mil doses recebidas pelo Espírito Santo. “24 mil doses de vacinas da Pfizer para idade pediátrica que serão suficientes para vacinar as crianças indígenas, com comorbidades, deficiência e iniciar a vacinação de crianças com 11 anos”, explicou.

Nésio ainda ressaltou que a vacina da Pfizer é segura, eficaz, passou pelas fases 1, 2 e 3 e não é experimental. Destacou ainda que a Anvisa aprovou e o Governo Federal comprou as doses para distribuir no Plano Nacional de Operacionalização e Enfrentamento de Combate ao Covid-19.

“Vacinar nossos filhos é um gesto de responsabilidade, de amor e carinho e a melhor maneira de ter toda a família capixaba protegida da Covid-19. Vacinemos nossos filhos e acreditemos na ciência. Ainda nesta sexta-feira (14) a tarde as vacinas já serão encaminhadas aos municípios de modo que no sábado (15) a vacinação das crianças possa ser iniciada na ampla maioria das cidades”, disse o secretário.

Confira as comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a Covid-19, em crianças entre cinco e 11 anos:

Diabetes mellitus

Pneumopatias crônicas graves

Hipertensão Arterial

Doenças cardiovasculares

Insuficiência cardíaca (IC)

Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar

Cardiopatia hipertensa

Síndromes coronarianas

Valvopatias

Miocardiopatias e Pericardiopatias

Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

Arritmias cardíacas

Cardiopatias congênita no adulto

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados

Doenças neurológicas crônicas

Doença renal crônica

Imunossuprimidos

Hemoglobinopatias graves

Obesidade mórbida

Síndrome de down

Cirrose hepática

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

5 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

7 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

12 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás