32.4 C
Serra
terça-feira, 07 de abril de 2020

Serra começa campanha de vacinação contra sarampo, veja quem pode se imunizar

Leia também

Tire suas dúvidas sobre o auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal

O governo começa a pagar na quinta-feira (9) a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para pessoas...

Está proibido corte por inadimplência de alguns serviços essenciais durante pandemia

Sabemos que esse período de isolamento tem sido necessário para que possamos reduzir a curva de propagação do vírus....
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

No ano passado, o Espírito Santo registrou dois casos de sarampo. Foto: Divulgação

A Serra e os demais municípios brasileiros começaram nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo. Nesta primeira etapa do evento, serão vacinadas todas as crianças, adolescentes e jovens que possuem de 05 a 19 anos. A imunização vai acontecer até o próximo dia 13 de março em todas as unidades de saúde da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) pede que todas as pessoas na faixa etária da campanha compareceram aos postos de saúde, já que a campanha é uma estratégia para interromper a circulação do vírus do sarampo no país e será seletiva, ou seja, serão vacinados aqueles que ainda não atualizaram o cartão.

O horário de vacinação nas Unidades Regionais de Saúde é das 8 às 16h. Já nas unidades básicas, a vacinação acontece de acordo com o horário da Sala de Vacina de cada uma delas. O morador pode verificar o funcionamento indo até o posto de saúde da sua região (lista no final do texto) ou ligar para o local.

Ainda segundo informações da Sesa, nesta etapa da campanha, será intensificada, também, a vacinação contra a febre amarela em crianças com idade entre 4 e 7 anos. Também serão atualizados os cartões de meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos com doses de HPV, e de meningocócica C para todos entre 11 e 14 anos.

Para a vacinação, além da caderneta de vacina, os pais devem levar documento de identificação e o Cartão SUS, se tiverem. O Dia D de vacinação está previsto para o dia 15 de fevereiro.

Não há casos de sarampo na Serra

Vale destacar que há anos, a Serra não registra casos de sarampo. No ano passado, a doença voltou a assombrar cidades brasileiras, por conta de um surto em São Paulo e outros estados. No Espírito Santo, chegou a ser registrados dois casos.


Entenda melhor a doença e sua única forma de prevenção abaixo:

  • Quem precisa se vacinar?

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a vacina é a única forma de se proteger contra o sarampo. A primeira dose é aplicada aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A segunda dose é aplicada aos 15 meses na vacina tetra viral, que previne sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

Quem tem 1 ano até 29 anos deve ter comprovadamente duas doses da vacina tríplice viral. Para a população entre 30 e 49 anos, uma dose da vacina tríplice viral. Os trabalhadores da saúde, grupo de alto risco, devem ter duas doses da vacina tríplice viral, independente da faixa etária.

  • O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de 1 ano de idade e desnutridas, podendo levar à óbito.

  • Sintomas do sarampo

Os sinais e sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento.

Quem já teve a doença não corre o risco de ser contaminado pelo vírus novamente. As complicações da doença são: otites, infecções respiratórias e doenças neurológicas, e em casos mais graves podem provocar a redução da capacidade mental, surdez, cegueira e retardo do crescimento. O período entre o contágio e o aparecimento do exantema (as manchas avermelhadas na pele) é entre 7 e 21 dias. Porém, a transmissão inicia-se 6 dias antes do exantema e se estende até o quarto dia após.


Confira qual unidade de saúde fica mais próxima de sua casa: 

As Unidades Regionais de Saúde estão em: Feu Rosa, Jacaraípe, Novo Horizonte, Boa Vista, Serra Dourada e Serra-Sede. Vacinação das 8 às 16h.

As Unidades Básicas de Saúde estão em: André Carloni, Bairro de Fátima, Barcelona, Barro Branco, Boa Vista, Campinho da Serra, Carapebus, Carapina Grande, Chácara Parreiral, Cidade Continental, Eldorado, Jardim Carapina, Jardim Tropical, José de Anchieta, Laranjeiras Velha, Manguinhos, Manoel Plaza, Nova Almeida, Central Carapina, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Oceania, P.R. Laranjeiras, Pitanga, Planalto Serrano A, Planalto Serrano B, São Diogo, São Marcos, Taquara I, Taquara II, Vila Nova de Colares. Vacinação de acordo com o horário da Sala de Vacina.

Comentários

Mais notícias

Está proibido corte por inadimplência de alguns serviços essenciais durante pandemia

Sabemos que esse período de isolamento tem sido necessário para que possamos reduzir a curva de propagação do vírus. Trabalhadores e empresários vêm sofrendo,...

Coronavírus: veja como denunciar comércios abertos na Serra

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a abertura de comércios considerados não essenciais está proibida na Serra e em outras cidades capixabas. Mesmo...

Covid-19 | 289 casos são investigados na Serra

O Espírito Santo tem 209 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) até dados da última segunda-feira (06). O Estado já registra casos de transmissão...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem