Notícias

Serra alerta que vacinados contra a gripe em 2021 ainda não podem tomar nova dose da vacina

Município oferece vacinação em unidades de saúde e também em shoppings da cidade. Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra divulgou, na tarde desta segunda-feira (10), um comunicado a população alertando que os moradores da cidade que se vacinaram contra a gripe em algum mês de 2021 ainda não pode tomar uma nova dose do imunizante que protege da Influenza. Nos últimos dias – devido à epidemia de gripe – muitas pessoas procuraram as unidades de saúde com o intuito de se revacinarem.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), quem recebeu a vacina contra a Influenza em 2021 poderá receber nova dose do imunizante a partir do final de março, já na Campanha Nacional Contra a Gripe 2022.

Ainda segundo a Saúde da Serra, para quem ainda não recebeu a dose anual de proteção contra a gripe, neste momento, a vacinação contra a Influenza acontece sem agendamento, de segunda a sábado, contemplando toda a população com mais e seis meses de vida. A vacinação está sendo realizada tanto nas Unidades Regionais quanto nas Básicas de Saúde.

No entanto, a secretaria orienta aos moradores a buscar informação quanto à disponibilidade do imunizante e o horário da sala de vacina, na própria unidade.

Também há vacinação contra a gripe no shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. O serviço acontece de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, e, ao sábado, das 10 às 17 horas. É necessário levar documento pessoal com foto, além do CPF ou cartão do SUS.

Nova vacina contra gripe

O Brasil irá distribuir uma nova vacina contra a gripe. Produzido pelo instituto Butantan, o imunizante é trivalente, composto pelos vírus H1N1, H3N2, do subtipo Darwin, e a cepa B. O Brasil vive um surto de influenza H3N2, e o imunizante será importante para conter o espalhamento do vírus.

O Butantan faz a vacina trivalente contra influenza em um fábrica própria que produz separadamente os Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFA) das três cepas do imunizante para depois misturá-los em uma outra fábrica de formulação e envase.

A nova versão da vacina da influenza conta com as cepas H3N2 (Darwin), H1N1 e B em sua formulação, que precisaram ser importadas da Europa. A que se manteve a mesma foi a H1N1 e, por isso, foi a primeira a ser trabalhada pelo Butantan ainda em setembro.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

16 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

22 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

23 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 dias atrás