Categories: Política

Senadora capixaba quer CPI para investigar desastre no rio Doce

 

A senadora diz que há indícios de grave negligência no caso. Foto: Agência Senado

A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) protocolou nesta quarta-feira (18), no Senado, requerimento para a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar possíveis irregularidades na fiscalização e manutenção das barragens da Samarco Mineradora(Vale + BHP Billiton), no município de Mariana (MG).

O objetivo é investigar as responsabilidades pelo desastre ambiental causado pelo rompimento das barragens da Samarco no distrito de Bento Rodrigues, ocorrido em 5 de novembro de 2015. Os rejeitos da extração de minério de ferro das barragens atingiu o rio Doce, que está tendo sua fauna e flora exterminada, além de deixar cidades, indústrias, produtores rurais e milhares de pessoas sem água. A sujeira já está no município capixaba de Colatina e deve chegar ao mar, em Linhares, até sexta (20).

A CPI deve analisar também a situação atual de outros locais de mineração em que haja risco de desastres semelhantes. A Samarco admitiu, na última terça (17), que há risco de rompimento nas barragens do Germano e Santarém e corre para fazer obras emergenciais para reforçá-las.

No requerimento, Rose justifica que “ao que tudo indica, o rompimento decorreu de grave negligência da mineradora em seu dever objetivo de cuidado. Também, de acordo com as apurações preliminares, pode ter havido omissão do poder público (federal e estadual) no dever de fiscalizar as condições de segurança das barragens”.

Se for criada, a CPI deverá ser composta de 11 membros titulares e de sete suplentes, obedecido o princípio da proporcionalidade partidária e deverá durar 120 dias. Até o momento, o requerimento conta com 32 assinaturas, cinco a mais que o mínimo necessário de 27 assinaturas.

Para que a CPI seja instalada, é preciso que o presidente do Senado, Renan Calheiros, faça a leitura do requerimento no plenário, informou a assessoria de imprensa da Senadora.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

12 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

15 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

20 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás