Categories: Arquivo

Sem Unidade de Saúde, moradores tem que se consultar em bairro vizinho

Terreno onde deveria ser construída a Unidade de Saúde. Foto: Divulgação

Por Gabriel Almeida

 

Só na placa. Assim está a obra da Unidade Básica de Saúde de José de Anchieta II que está só na promessa desde o dia 23 de setembro de 2011, dia em que a placa foi colocada pela Prefeitura da Serra no local da construção. Enquanto a obra não “anda” moradores tem que fazer uso da unidade de saúde do bairro vizinho e reclamam.

Para a realização de consultas e exames os moradores têm de se dirigir até o bairro mais próximo, que é José de Anchieta I, onde fica a Unidade Básica de Saúde da comunidade. Para os mais jovens não existe problema, mas para os cidadãos mais idosos a dificuldade é grande.

Margarida Francisca Teixeira, de 61 anos, moradora da região explica que é tudo muito cansativo. “Tenho que subir uma ladeira enorme para chegar até lá. Minhas pernas já não aguentam por conta das varizes. É muito cansativo”.

A presidente da Associação de Moradores de José de Anchieta II, Maria do Carmo, mais conhecida como Lilico, explicou que a placa já tinha sido colocada no local, mas a obra não “andou”. “Na época informaram o valor da obra e encheram a população de esperança, mas nada foi feito”, afirma a presidente.

Lilico disse ainda que a obra era para ser executada ao lado da construção do Cmei da comunidade. “Mas a prefeitura alegou que por falta de verba não foi construído”.

Na placa instalada no local, o prazo da construção era de 240 dias e o valor da obra era de R$ 1.623,233,95.

Placa colocada no local em 2011, que foi derrubada por moradores. Foto: Leitor TN

E os problemas não acabam por aí, de acordo com a líder comunitária Lilico, a Unidade de Saúde de José de Anchieta I está com superlotação de pacientes já que todo o bairro vizinho se consulta lá. “O posto de Saúde de José de Anchieta I está com muitas pessoas e pouco atendimento, os funcionários acabam não dando conta”, reclama.

Prioridade

O secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin disse que a obra está em fase de captação de recursos e é uma prioridade para o município. “O projeto da Unidade de Saúde de José de Anchieta II passou por uma reorganização e o valor dele foi reajustado para a ordem de R$ 2 milhões. Estamos buscando recursos para começarmos a obra, já enviamos proposta ao Estado e estamos aguardando resposta. No entanto, não existe previsão para o início as obras”.

 

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

12 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

13 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

13 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

14 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

16 horas atrás