Categories: Notícias

Seis mil policiais escalados para dar segurança a votação

O Espírito Santo vai contar com seis mil policiais para reforçar a segurança do estado durante a votação do segundo turno que acontece neste domingo (28). Apesar do acirramento dos ânimos e de casos de violência ligados a rivalidade política nas últimas semanas, o esquema de segurança é o mesmo que foi utilizado no primeiro turno da eleição. A Polícia Civil vai disponibilizar 500 servidores para a operação do pleito. Além disso, cerca de 400 bombeiros vão apoiar as ações.

A coordenação da operação conjunta acontece a partir do trabalho entre o TRE, Sesp, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal e Ministério Público Eleitoral, por meio do Núcleo de Combate aos Crimes e Corrupção Eleitoral (Nucoe).

Segundo informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o patrulhamento ostensivo será reforçado a partir das 22 horas do sábado (27). Ao todo, durante as eleições, serão empregados 5.100 militares, que vão fazer o trabalho em todos os 78 municípios do Espírito Santo. Em cada zona eleitoral da Serra haverá policiamento fixo e a Força Tática também estará atuando no município. Na cidade também terá plantão da Polícia Federal e da Polícia Civil.

Um gabinete de operações e decisões estará instalado na Sesp no dia da votação, sob a coordenação do secretário de Estado da Segurança Pública, e será composto ainda pelo comandante-geral da PM, pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros e, também, pelo delegado-geral da Polícia Civil. Outra novidade que estará instalada na Sesp é o Centro Integrado de Comando e Controle, com a presença de membros de diferentes instituições, que estará monitorando o andamento do pleito.

Denúncias de crimes eleitorais podem ser feitas pelo aplicativo do Pardal, disponível na AppStore e na PlayStore, e no site www.tre-es.jus.br. Em caso de outras intercorrências, a Polícia Militar orienta o acionamento do Ciodes pelo telefone190.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

12 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

18 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

19 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 dias atrás