Categories: Arquivo

Segunda começa vacinação contra a gripe no município

A vacina contra a Influenza será distribuída nas 38 unidades de saúde do município, além das unidades regionais de saúde, para os grupos prioritários. Foto: Divulgação PMS/Jansen Lube

Ana Paula Bonelli

Cento e uma mil. Este é o número de pessoas dentro dos grupos prioritários que devem ser vacinadas na Serra contra a gripe Influenza, conforme meta definida pelo Ministério da Saúde.   A campanha de vacinação no município terá início na próxima segunda-feira (23) e termina no dia 1 de junho. O DIA D da campanha será realizado no dia 12 de maio.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra, as pessoas inseridas nos grupos prioritários pode procurar a dose em uma das 38 unidades de saúde da Serra. Nas seis regionais de saúde o funcionamento é das 7h30 às 16h30. Nas demais unidades será de acordo com o horário da Sala de Vacinação de cada uma delas. Sempre de segunda a sexta-feira.

As Unidades Regionais de Saúde estão em: Feu Rosa, Jacaraípe, Novo Horizonte, Boa Vista, Serra Dourada e Serra-Sede.  Já as Unidades Básicas de Saúde estão em: André Carlone, Bairro de Fátima, Barcelona, Barro Branco, Boa Vista, Campinho da Serra, Carapebus, Carapina Grande, Chácara Parreiral, Cidade Continental, Eldorado, Jardim Carapina, Jardim Tropical, José de Anchieta, Laranjeiras Velha, Manguinhos, Manoel Plaza, Nova Almeida, Central Carapina, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Oceania, Parque Residencial Laranjeiras, Pitanga, Planalto Serrano A, Planalto Serrano B, Porto Canoa, São Diogo, São Marcos, Taquara I, Taquara II, Vila Nova de Colares e Vista da Serra.

As doses já começaram a ser distribuídas e até sexta-feira (20) toda a entrega deverá ser concluída. Os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde são crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; grávidas em qualquer idade gestacional; puérperas (até 45 dias pós-parto); pessoas com 60 anos ou mais; pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; professores das redes pública e privada e trabalhadores da área de saúde.

Crianças que nunca se vacinaram contra gripe vão tomar a vacina em duas etapas, com 30 dias de intervalo entre as doses. Já as crianças que já receberam anteriormente uma ou duas doses da vacina receberão apenas uma dose em 2018.

A vacina contra a gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

Os sintomas da doença provocada por estes três vírus são os mesmos e incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas relatam diarreia e vômitos associados à enfermidade. As gripes provocadas pelos três vírus podem evolui para formas graves da doença com pneumonia, falência respiratória e morte.  

A prevenção está na vacina, higiene das mãos e evitar colocar a mão na boca, olhos e nariz. É importante vacinação antes da chegada do inverno, período de maior incidência das gripes.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

7 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

8 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

8 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

9 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

11 horas atrás