Meio Ambiente

Segunda baleia aparece morta no litoral da Serra em menos de 1 semana

Baleia sub-adulta, aparentemente da espécie Jubarte, aparece morta em Jacaraípe. Crédito: divulgação

Na manhã desse sábado (13) mais uma baleia apareceu morta no litoral da Serra; dessa vez foi em Jacaraípe, entre as praias do Amigão e do Solemar. Essa é a segunda em menos de uma semana.

O animal que está encalhado na areia da praia, aparenta ser um filhote/juvenil da espécie Jubarte; vale ressaltar que não é seguro a proximidade de banhista e curiosos próximo ao corpo do animal. De acordo com o biólogo e fundador do Instituto ORCA, Lupércio Araújo Barbosa, esse ano a temporada de migração das baleias está mais intensa do que nos anos anteriores.

Lupércio disse também que equipes do Instituto ORCA já estão se deslocando de Guarapari para a Serra. “Uma equipe de monitoramento de praia da Petrobras avisou logo de manhãzinha; já fizemos contato com a Prefeitura da Serra para ajudar na destinação da carcaça”, explicou o biólogo.

Lupércio ainda detalhou que nessa época do ano, as baleias fazem a migração das regiões sub-Antártida, que ficam muito geladas; os animais buscam as zonas tropicais, que são regiões mais propícias de reprodução e cria dos filhotes, pois existem menos predadores e as águas têm temperaturas mais confortáveis para o crescimento dos filhotes.

O biólogo ainda explicou que a migração das baleias é um comportamento ancestral, entretanto, nos idos do século XX, foi diminuído devido à caça predatória que reduziu a população das baleias no mundo todo.

Com o avanço das proibições e combate desse tipo de ação predatória, a população de baleias voltou à subir e  portanto, voltaram a ter grande incidência de aparições no litoral brasileiro.

O biólogo alerta também que já existem preocupações sobre as condições físicas que os animais estão apresentando durante a migração.

Ele explicou que alguns animais podem estar com dificuldade de nutrição, devido as mudanças oceanográficas e climáticas que dificultam a alimentação das baleias. Os animais se nutrem de krill’s; que são plâncton’s presentes nos mares.

Lupércio cita a possibilidade de que as baleias não estejam conseguindo encontrar alimento e podem estar fazendo a migração em condições de sub-nutrição; com isso, algumas não estão aguentando a travessia e morrendo durante o caminho.

“Esse ano estão vindo muitas baleias; ainda não se pode dizer o que está causando os encalhes, objetivamente. Só vamos conseguir dimensionar após a temporada de travessia, que se encerra entre setembro e outubro; é possível que mais baleia morram nas praias da Serra até lá. As baleias gostam de passar pela plataforma litorânea entre ES e Bahia, que costuma ter 50 metros de profundidade; pois tem menos risco dos filhotes afundarem e se perderem; além disso, é um instinto das baleias para evitar ataques de orcas que vem de baixo para cima”, finalizou o biólogo.

Domingo passado (dia 7) outra baleia apareceu morta

Na manhã do último domingo (7) uma baleia sub-adulta apareceu morta em Praia de Carapebus, na região de Praia Mole.

A Prefeitura e equipes do instituto ORCA passaram toda a semana limpando e dessecando o animal. De acordo com Lupércio, esse segundo caso aparenta ser de mais simples remoção.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás