Categories: Política

Sede fará protesto e fechará comércio contra esvaziamento

 

Na última terça-feira (25) empresário, ativistas e moradores se reuniram e decidiram protestar contra a saída de órgãos públicos. Foto: Divulgação

Clarice Poltronieri

Na próxima terça, 02 de outubro, os comerciantes, ativistas culturais, ambientais e sociais, moradores do entorno prometem parar o centro da Serra. A manifestação é contra a saída em massa de órgãos ligados ao judiciário que acontece desde o início do ano. No dia 17 as Promotorias Cíveis do Ministério Público foram para Jardim Limoeiro e no início deste ano foram transferidas 18 varas do Fórum da Sede para São Geraldo. Ambos foram para prédios alugados. Na Sede ficaram apenas as Varas Criminais do Fórum e a Promotoria Criminal do Ministério Público.

A manifestação terá concentração às 8h em frente à Igreja Matriz, os comércios serão fechados e será feita uma passeata nas ruas da Sede, com um ato em frente ao Fórum e finalização na prefeitura onde será entregue uma carta de reivindicações dos manifestantes ao prefeito.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial da Serra Sede, Edson Quintino, disse que a decisão foi tomada em assembleia na última terça (25). “Fizemos uma assembleia na Câmara dos Vereadores com várias lideranças e muitos comerciantes que votaram pela manifestação contra as transferências do judiciário e o efeito dominó que ele vem causando. O movimento é uma denúncia ao que o judiciário está fazendo e convocamos a imprensa capixaba para nos acompanhar”, relata.

Ele destacou que nenhum movimento político será aceito no evento. “Não permitiremos distribuição de panfletos ou campanha política. A mobilização é civil vamos levar as igrejas, as associações de moradores, a banda Estrela dos Artistas e a banda de congo vão participar para mostrar a cultura e história da Sede e que a sociedade está unida contra essas ações”, frisa.

Mas a manifestação não é só pela saída dos órgãos da justiça. O ativista cultural e jornalista Fábio Boa Morte destaca que há outros interesses no movimento.

“A manifestação faz parte do movimento Serra Sede Forte, com representantes da sociedade civil, além de comerciantes. O movimento não para por aqui, ele só começa. Temos que assegurar a vocação administrativa da Sede, pois é ela quem fomenta o comércio local, hoje base da economia serrana. Mas também garantir outras frentes, como o desenvolvimento industrial (SerraLog); o desenvolvimento turístico, pois somos ricos como história e cultura da Serra, além de sermos interposto entre litoral e agroturismo.Também precisamos desenvolver outros projetos, como o contorno de São Domingos, a conclusão da Audifax Barcelos que vai ajudar no desenvolvimento da ala leste”, elenca.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande…

37 minutos atrás

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

48 minutos atrás

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

1 hora atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

2 horas atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

2 horas atrás