Categories: Meio Ambiente

Sede de projeto de coleta de entulho sofre vandalismo

O Corpo de Bombeiros evitou que o fogo destruísse a sede do projeto. Foto: Divulgação/Paulinho Araújo

José Salucci

Por pouco um princípio de incêndio na sede projeto João de Barro – Encoentulho em Novo Porto Canoa, não acaba com o espaço destinada à coleta seletiva de entulho e outros resíduos sólidos que não podem ser coletados pelo caminhão de lixo na Serra.   

O caso aconteceu por volta das 16h do último sábado e foi praticado por vândalos, que além de atearem fogo no galpão e depredaram a cozinha, escritórios e banheiros.  

O presidente da Associação dos Moradores de Novo Porto Canoa, Paulinho Araújo, esteve no local durante o incêndio e disse que o projeto vem sofrendo constantes ataques de vandalismo. “Não foi a primeira vez que arrombaram. Já aconteceu outra vez esse ano e ano passado também. Agora, tiraram todas as trancas das portas. Roubaram os extintores. Infelizmente o local está à mercê de vagabundos”, lamentou. 

Vandalos depredaram a cozinha e espalharam a comida dos funcionários do projeto. Foto: Divulgação/ Paulinho Araújo

Paulinho disse que foi um morador vizinho quem ligou para o Corpo de Bombeiros, que conseguiu evitar o pior. Outra moradora do bairro, Luciana Castorino, que faz parte do Movimento Ambiental da Serra, disse que o projeto fica fechado aos sábados e domingos e somente às 18 horas chega o funcionário de vigilância.

“O projeto não dá conta de tantos resíduos que a gente tem na Serra. Então com ele fechado. Com isso os lixões a céu aberto vão acumulando ainda mais resíduos, aumentando a sujeira em terrenos baldios e áreas verdes”, frisa.

Reportagem revela dificuldades do João de Barro

Concebido para ser um espaço de coleta seletiva de entulho gerado em pequenas obras residenciais e outros resíduos sólidos como eletrodomésticos e móveis, o projeto João de Barro – Ecoentulho vem enfrentando desafios para cumprir seu objetivo, conforme reportagem publicada pelo Jornal Tempo Novo no início do mês.

Na ocasião, além de não estar havendo separação nos materiais nas baias dedicadas a isso, a oficina de marcenaria projetada para funcionar no galpão com o objetivo de recuperar móveis descartados, não está funcionando.

E pior: em frente a sede do projeto se formou um lixão, justamente aquilo que o João de Barro deveria combater.

Em nota, a Prefeitura da Serra disse que o Projeto João de Barro funciona regularmente para atender pequenos geradores de entulhos e carroceiros. E que ainda recolhe móveis e eletrodomésticos, inclusive com agendamento para coleta em casa. Para isso há o tel 3341 – 4153. O funcionamento do espaço é segunda à sexta, de 8h às 17h. 

  

 

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

21 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás