Categories: Meio Ambiente

Sede da Área de Proteção da Jacuném será inaugurada nesta sexta(24)

Elias Prudêncio, Maria Luiza, Nenem Monteiro, Flávio Siqueira: moradores de Barcelona afirmam que a sede vai valorizar o bairro . Foto: Fabio Barcelos

Por Anderson Soares

A proteção da lagoa Jacuném vai ganhar um reforço nesta sexta(24). É que será inaugurada a Sede da Área de Proteção Ambiental (Apa) Municipal onde está inserida a lagoa.

Localizada em meio a mata Atlântica do cinturão verde de Barcelona, a sede da Apa fica ao lado do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama.

A inauguração está prevista para às 10hs. Além de solenidade, onde está prevista a assinatura do decreto que vai instituir o conselho gestor da Apa, haverá exposição de animais silvestres empalhados. Depois disso o espaço ficará aberto aos visitantes.

“Com a sede vamos passar a intensificar a proteção ambiental e a diversidade biológica, tudo isso sendo feito em parceria com a comunidade. Faço um convite para que a população participe”, salientou a secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho.

Além da estrutura para gerenciar a Apa, o prédio tem um mini auditório que deverá ser utilizado pelas comunidades da região. E segundo Andreia, um espaço para a Polícia Ambiental, tendo inclusive já sido assinado convênio entre a PM e o município para uso do espaço.

Visitação  

Apesar do potencial turístico, a sede da Apa ainda não deve abrir nos finais de semana. Para o público vai funcionar de segunda à sexta de 09h às 18 h. Visitas em grupo poderão ser agendadas pelo telefone 3291-2402 ou através do email: dauc.semma@serra.es.gov

A obra teve inicio em 2008, mas logo em seguida parou por falta de recursos. Em 2011 foi retomada e a empreiteira Perc assumiu os trabalhos. Inicialmente orçada em pouco mais de R$ 900 mil, a obra acabou tendo o custo final de R$ 2,1 milhões.

Da sede da Apa dá pra ver a agonia da lagoa. Despoluir a Jacuném é desafio para cidade. Foto: Fábio Barcelos

Os recursos são provenientes de compensações ambientais do licenciamento das empresas Vale e ArcelorMittal, através do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

6 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

9 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

13 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

15 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

16 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

17 horas atrás