Categories: Política

Secretário de Saúde fala sobre nova virose transmitida pelo Aedes aegypti

O nyong-nyong teria seus primeiros registros na região Centro Oeste do país

O zika vírus é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, o aedes aegypt. Foto: Divulgação / Ministério da Saúde

O secretário municipal de Saúde (Sesa), Luiz Carlos Reblin, afirmou na noite desta segunda-feira (21), na Câmara da Serra, que existem registros de uma nova virose, originada a partir do mosquito Aedes aegypti, cujos dados estão sendo analisados no Brasil. Trata-se do nyong-nyong, que viria a se somar a outros males transmitidos pelo mosquito.

“Tem uma informação ainda não confirmada de uma quarta virose que estaria circulando no Centro Oeste brasileiro, chama-se nyong-nyong, que também causa inflamação das articulações. Mas ainda não temos outros dados oficiais a respeito”, disse o secretário.

Reblin usou a tribuna da Câmara para falar sobre as ações da Sesa para o combate ao mosquito, que transmite a dengue, zika e chikungunya. Ele atendeu ao convite do vereador Aldair Xavier (PTB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara da Serra.

Reblin acrescentou que não é possível fazer em laboratório o diagnóstico das três doenças. “Não temos ainda tecnologia para chikungunya e zika no Brasil. Qualquer caso que apresente os sintomas será tratado como dengue”, explicou.

O secretário falou sobre número de registros da dengue em 2015, na Serra. Foram notificados 4.172 este ano, contra 4.936 em 2014. Disse que foram registradas 28 mortes por dengue no Espírito Santo em 2015.

Segundo ele, o Brasil tem notificados 2.401 casos de microcefalia; 29 óbitos já confirmados e outros sob investigação. No Espírito Santo 18 bebês notificados por microcefalia, 9 municípios têm notificação pela doença; 14 já têm confirmação. “Na Serra temos um caso de uma pessoa que morava em Guarapari. É registrado como Serra, mas é um caso importado”, esclareceu.

Reblin disse que há 48 casos suspeitos de zika no município. No momento apenas Vitória e Vila Velha confirmaram casos da doença.

O secretário falou sobre ações educativas, carro fumacê (um total de 3), participação do Exército na cidade durante o verão e outras que visam ampliar a capacidade de realizar visitas e buscas aos focos do mosquito no território da Serra.

Após a apresentação, o secretário passou a responder as perguntas dos vereadores.

 

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás