Categories: Arquivo

Secretaria da Mulher faz 734 atendimentos na Serra em seis meses

Segundo a Prefeitura da Serra as vítimas levam de um a cinco anos para pedir ajuda. Foto: Agência Brasil

De um a cinco anos. Esse é o tempo que a maioria das mulheres atendidas pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra (Seppom) esperou para buscar ajuda. Muito tempo para quem sofre os mais diversos tipos de violência. A psicológica sai na frente e é a mais comum, manifestada principalmente por meio de ameaças de morte. Os dados que revelam tais informações foram levantados entre janeiro e junho deste ano, período em que foram realizados 734 atendimentos gerais a mulheres. As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura da Serra.

Mesmo diante desse triste cenário tão comum na vida de muitas mulheres e com muita luta pela frente, já há motivos para comemorar. Nesta terça-feira (7) é celebrado o 12º aniversário da Lei Maria da Penha, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência feminina.

A Serra é o único município do Estado que conta com uma Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom). À frente da pasta está Luciana Malini. As mulheres que denunciam casos de violência na delegacia são orientadas a procurar os serviços da Seppom. No local, elas são acolhidas, recebem orientação, atendimento psicossocial e jurídico. A secretaria especializada também faz mediação de conflitos, atendimento em grupos, visitas domiciliares, acompanhamento social, e encaminha ao abrigo as mulheres que estão em situação de risco de morte.

Muitas mulheres que sofrem algum tipo de violência têm medo de denunciar os agressores e não prestam queixa. Os motivos são vários: não têm para onde ir, são dependentes financeiramente do agressor, têm medo da exposição e do julgamento, entre outros fatores. 

A Seppom fica na Segunda Avenida, 723, no Parque Residencial Laranjeiras. O funcionamento é de 08 às 17 horas e de 13 às 17 de segunda a sexta. Telefone: (27)3318-9826.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

17 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

17 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás