Categories: Notícias

Saúde vai atrás de quem ainda não vacinou contra a febre amarela

 

Um dos mutirões aconteceu no Parque da Cidade: cerca de 90% do público apto na Serra já recebeu a dose. Foto: Fábio Barcelos / Arquivo TN

Clarice Poltronieri

A partir de hoje (17), a prefeitura da Serra vai sair em busca de moradores e trabalhadores de empresas privadas que ainda não se vacinaram contra a febre amarela. Isso porque, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, até 12h da última quinta (16), 360 mil serranos já haviam sido vacinados. Segundo a Prefeitura, isso é mais de 90% do público que pode tomar a vacina.

As estratégias para encontrar o cidadão que não se vacinou ainda estão sendo definidas, mas a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) já adiantou que nas 37 empresas que se cadastraram para aplicar vacina nos colaboradores, será feito um levantamento de quantos funcionários ainda não foram imunizados.  As doses serão disponibilizadas para a própria empresa, que já recebeu treinamento para vacinar.

O município fez um esforço concentrado entre os dias 10 e 15 de março, onde as unidades de saúde receberam a população apenas para vacinar, tendo inclusive disponibilizado médicos para avaliação e emissão de laudos na hora para idosos. A partir de agora, o morador que precisar de laudo terá que agendar consulta com o médico.

Até a última terça (14), a Secretaria de Estado da Saúde havia registrado imunização de 60,17% da população capixaba, um total de 2.152.973 pessoas.  Também até a mesma data, haviam sido registradas 295 notificações de febre amarela no estado, com 53 casos descartados e 92 confirmados, tendo 21 mortes pela doença.

Idosos e dicas para quem não pode vacinar

Segundo a coordenadora da Unidade Geriátrica do Hospital Metropolitano, Lívia Terezinha Devens, a restrição à vacinação de idosos é porque são mais propensos aos efeitos adversos.

“O processo de envelhecimento leva a um declínio da função do sistema imunológico. A vacina também pode ter efeito adverso grave em pacientes com imunidade baixa, como grávidas, pessoas em tratamento contra o câncer, soropositivos e outros. Por isso é preciso uma avaliação individual”, explica.

Ela disse que após o surto de febre amarela, houve um aumento de 100% na procura de pacientes em busca de laudo. E em caso de não ser possível vacinar, dá dicas.

“Usar camisas de mangas compridas e calças; ficar em lugares fechados com ar condicionado ou que janelas e portas tenham tela; dormir sob mosquiteiros, de preferência impregnados com permetrina; não usar perfumes em locais perto de matas, pois atraem os mosquitos; usar repelentes que não tenham protetor solar, se for o caso, passar primeiro o protetor, depois o repelente”, orienta.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

8 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

14 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

15 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás