Categories: Notícias

Saúde pede para população se vacinar contra sarampo

As 39 unidades de saúde da Serra possuem a vacina para crianças e adultos. Foto: Agência Brasil

Gabriel Almeida

Mesmo com o surto de sarampo no norte do País e casos registrados em alguns estados, no Espírito Santo e na Serra não há nenhuma orientação especial sobre a doença. A informação é das secretarias de saúde do município e do estado. Desde o ano 2000 não é registrado nenhum caso da doença na Serra.

No entanto, o Governo do Estado alerta para a importância da vacinação contra a doença. Normalmente, a primeira dose da vacina contra sarampo é aplicada nos primeiros 12 meses de vida da criança, essa dose (tríplice viral) protege contra rubéola, sarampo e caxumba. A segunda dose é aplicada aos 15 meses com a tetra viral (rubéola, sarampo, caxumba e catapora).

Já os adultos entre 20 e 29 que não tenham sido imunizados quando crianças devem tomar duas doses da vacina, os que têm entre 30 e 39 anos devem tomar uma dose da tríplice viral. No município da Serra, a vacina contra sarampo é oferecida em todas as 39 unidades de saúde. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, o horário de vacinação é de acordo com o horário da Sala de Vacinação de cada uma das unidades. Para se vacinar, o morador precisa levar a caderneta de vacinação.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

No Brasil, a doença tinha sido erradicada. De acordo com informações do Ministério da Saúde, atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo. Um no Amazonas e outro em Roraima. Além disso, foram registrados casos isolados em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rondônia. Os novos casos foram trazidos por venezuelanos que chegaram ao Brasil.

O médico infectologista Luiz Henrique Cardoso Borges, alerta que a não vacinação pode ser fatal para a pessoa, além do risco de recolocar no circuito doenças que já estavam erradicadas. 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás